Infelizmente, seu JAVASCRIPT está desabilitado. Habilite o javascript no navegador para ativar o formulário.

  • A+
  • A-
Fechar

Ciências Humanas – Atividades

OFICINA: Mapeamento colaborativo e os princípios geográficos.
Resumo: “A oficina tem como objetivo mostrar o mapeamento colaborativo como uma importante ferramenta para a construção dos princípios geográficos de Ruy Moreira (2015) desenvolvendo um modo de ver e pensar a partir da geografia. Deste modo, passaremos pelos conceitos trazidos por Moreira (2015) para cpnstruir ferramentas de mapeamento colaborativo que sejam capazes de oferecer modelos de análise do território a partir de diferentes escalas, especialmente a escala relacionada ao entorno da escola.”

Unidade: FFLCH-USP | Docente: Mariane Marcia Barros Braga

Programação:
Local: Sala 12 – História – FFLCH USP
Data e Horário: 13/01 (terça-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: Tecnologia e Arqueologia em Diálogo: Experiências Digitais do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP).
Resumo: “A oficina tem como objetivo apresentar ao público geral os produtos tecnológicos desenvolvidos pelo Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP/MAE-USP), resultantes de pesquisas acadêmicas e projetos de extensão em arqueologia romana. Serão exploradas ferramentas digitais inovadoras, como mapas interativos, glossários virtuais, instalações imersivas e aplicativos de realidade virtual e aumentada, que aproximam o conhecimento científico da experiência educativa. Além de demonstrar o potencial da ciberarqueologia e da tecnologia digital aplicadas ao patrimônio cultural, a atividade busca estimular reflexões sobre os processos de mediação entre passado e presente, bem como sobre o papel das tecnologias na preservação, análise e difusão da cultura material romana.”

Unidade: IQ-USP | Docente: Matheus Morais Cruz

Programação:
Local: Sala 608 – Bloco 6 Inferior – IQ USP
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: Trabalhando a empatia através da literatura infantojuvenil japonesa de Niimi Nankichi (1913-1943): análise de textos literários com base na Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg.
Resumo: “A oficina de literatura e letramento emocional “Trabalhando a empatia através da literatura infantojuvenil japonesa de Niimi Nankichi (1913-1943): análise de textos literários com base na Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg” convida para que juntos possamos descobrir caminhos para uma educação democrática que promova a escuta ativa como ferramenta para prevenir o bullying e o desrespeito ao professor, fortalecendo o reconhecimento mútuo entre professores e alunos. Através de análises textuais das belas e sensíveis obras infantojuvenis de Niimi Nankichi, iremos explorar os sentimentos e necessidades adjacentes aos conflitos de suas narrativas e vislumbrar maneiras de transformá-los de forma que todos os envolvidos tenham as suas singularidades respeitadas.”

Unidade: FFLCH-USP | Docente: Camila Guilherme da Silva Eleuterio

Programação:
Local: Sala 13 – História – FFLCH USP
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: Trabalho e Resistência no Ensino de Sociologia.
Resumo: “A oficina propõe uma reflexão crítica sobre o papel do trabalho na sociologia e no ensino de sociologia, destacando sua centralidade como categoria de análise para compreender a organização social e também como categoria chave no ensino de sociologia no ciclo básico. Serão discutidas as principais abordagens teóricas sobre o trabalho (tanto nos teóricos clássicos, como os teóricos contemporâneos), sua presença nos currículos escolares e como a sala de aula pode se tornar espaço de problematização das experiências cotidianas dos estudantes. Além disso, serão exploradas formas de resistência construídas por trabalhadores e movimentos sociais frente à exploração e à precarização, buscando aproximar teoria e prática na compreensão das lutas sociais contemporâneas.”

Unidade: FFLCH-USP | Docente: Leonardo Gomes Mello e Silva

Programação:
Local: Sala 14 – História – FFLCH USP
Data e Horário: 13/01 (terça-feira) das 08:00 às 10:00

PALESTRA: Crise da Democracia.
Resumo: “Com a segunda eleição de Trump, a crise global das democracias dá mais uma volta no parafuso. A palestra visa discutir a conjuntura que se abre com esse fato e seu impacto na política brasileira.”

Unidade: FFLCH-USP | Docente: Cicero Romao Resende de Araujo

Programação:
Local: Sala 11 – Geografia – FFLCH USP
Data e Horário: 16/01 (sexta-feira) das 09:00 às 10:00

PALESTRA: Esgotamento profissional (burnout) na atividade docente.
Resumo: “O esgotamento profissional (burnout) é um conceito que descreve os sintomas físicos e emocionais relacionados ao trabalho. A categoria docente infelizmente apresenta sinais de vulnerabilidade a este agravo. Entendemos que verificar a ocorrência burnout é apenas uma parte do problema, pois as condições de trabalho devem ser consideradas em sua relação com o desenvolvimento do agravo. Sendo fundamental para a superação dos problemas. Apresentaremos a pesquisa desenvolvida junto ao departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, em que analisamos a incidência de burnout entre professores e sua relação com o contexto ocupacional docente.”

Unidade: FFLCH-USP | Docente: Elaine Cristina Simões

Programação:
Local: Sala 13 – História – FFLCH USP
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 09:00 às 10:00

PALESTRA: Japão E Sua História Na Segunda Guerra Mundial.
Resumo: “Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão foi um importante aliado da Alemanha e da Itália, fazendo parte do que se conhece hoje como “Potências do Eixo”, que enfrentaram os “Aliados”, liderados por Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética. Muito se discute sobre os horrores da Alemanha Nazista, da estratégia militar do Reino Unido, do fascismo italiano e do poder militar estadunidense, que mudou o rumo da Guerra. Porém, e sobre o Japão? Além de sua impressionante força aérea, campanhas militares e ter sido o único país a sofrer ataques nucleares, a participação do Japão na Segunda Guerra Mundial é significativamente menos discutida no Ocidente do que a de outros países que participaram do conflito. Assim, esta palestra foi planejada com a intenção de apresentar o ponto de vista do Japão durante a Segunda Guerra Mundial: desde uma breve apresentação da situação do país antes do período do conflito, passando por sua entrada e atuação, até importantes contribuições e seu destino após a Guerra. Uma vez que a participação do Japão foi decisiva para o desenrolar do conflito, tendo grande importância mundial para os eventos que se desenrolaram durante e inclusive após sua conclusão.”

Unidade: FFLCH-USP | Docente: Sophie Cohen Chermont

Programação:
Local: Sala 11 – Geografia – FFLCH 
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 09:00 às 10:00

PALESTRA: Justiça Restaurativa na educação : um caminho para a coexistência.
Resumo: “A palestra, “Justiça Restaurativa na educação: um caminho para a coexistência,” apresentada por Samuel de Jesus Pereira, propõe uma reflexão profunda sobre a educação, a violência e a coexistência. O autor utiliza a instalação artística “Jardim da Infância” de Lia Menna Barreto como uma metáfora visual para contextualizar a discussão. A palestra aborda temas como a importância da infância, o papel das instituições de ensino e a violência contra estudantes, conectando-os à fragilidade da vida. Além disso, a apresentação diferencia os conceitos de “convivências” e “coexistências” e explora os quatro domínios de poder da violência descritos por Collins (2024) (interpessoal, estrutural, disciplinar e cultural). A conclusão do trabalho confronta “alterocídio” com “alteridade”, apresentando a justiça restaurativa na educação enquanto uma lente capaz de “construir um mundo de paz em que caiba a nossa existência singular/plural” ( Pereira,2023).”

Unidade: FFLCH-USP | Docente: Samuel de Jesus pereira

Programação:
Local: Sala 13 – História – FFLCH USP
Data e Horário: 13/01 (terça-feira) das 09:00 às 10:00