Objetivos: Estabelecer relações comparativas entre textos de diferentes gêneros do discurso, com foco em aspectos culturais e identitários; e desenvolver exercícios dialógicos que relacionem a teoria bakhtiniana à prática de leitura de textos literários nas aulas de Língua Portuguesa.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Maria Inês Ribeiro | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: O ato de comer e o universo mitológico familiar são traduções ou leituras de um espectro cultural amplo dentro de um pequeno núcleo. São meios importantes de transmitir e perpetuar, ainda que de forma dinâmica, a memória, a identidade e o sentimento de pertença étnica. Os participantes serão convidados a se apresentarem a partir de uma frase, ditado popular, trocadilho familiar; em seguida, haverá o preparo de um lanche com troca de histórias familiares acerca do ato de cozinhar.
Unidade: FEUSP
Docente: Luciano Alves | Lattes
Local:
Manhãs: Copa do Bloco B, Ala C – Térreo;
Tardes: Sala 130 – Bloco B, Ala C – Piso Superior “Auditório Helenir Suano”.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
Objetivos: Nesse curso busca-se sistematizar a cartografia escolar e a alfabetização cartográfica por meio das atividades realizadas pelos participantes, com atividades que demandarão a aplicação dos conceitos cartográficos, por meio de atividades lúdicas que poderão ser realizadas em sala de aula com estudantes das séries iniciais.
Unidade: FEUSP
Docente: Ana Paula Gomes Seferian | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
Objetivos: Oferecer um diálogo intercultural com mestras de saberes indígenas da cidade de São Paulo, a partir de uma profunda reflexão sobre a importância de qualificar a aplicação da lei nº 11.645/08, articulando as pautas indígenas com a perspectiva da educação antirracista. O objetivo central do curso é promover a visibilidade indígena no contexto urbano, evidenciando nos currículos e práticas escolares do Ensino Básico o protagonismo e a diversidade dos povos originários.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH (a definir)
Docente: Lise Camargo | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Aproximar as escolas das práticas de educação museal do MAE-USP, além de discutir como os campos da arqueologia, etnologia e museologia podem ser integrados em diálogos interdisciplinares e interculturais com distintas áreas no contexto do ensino formal. A programação inclui visitas à exposição “Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas. Kaingang, Guarani-Nhandewa e Terena”, à coleção arqueológica marajoara da RTV; a exploração do Kit Educativo Africano e Afro-brasileiro, além da realização de uma escavação arqueológica simulada, pensada para ser replicada em ambiente escolar.
Unidade: MAE – USP
Docente: Maurício André da Silva | Lattes
Local: Av. Prof. Almeida Prado, 1466 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-070
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)