Haverá atividades curtas no 26º Encontro?
No 26º Encontro, a ser realizado em julho de 2025, somente docentes USP poderão ministrar atividades curtas.
Haverá modalidade de difusão e atualização nessa edição?
Não. Na 26º edição teremos apenas a modalidade de atualização, destinada a professores da rede pública ou privada.
Quantas horas de aulas estão previstas para ministrar o curso presencialmente? As atividades extraclasses fazem parte do programa do curso?
Os cursos ocuparão os 3 dias sendo a seguinte carga horária: segunda-feira 14 de julho 6 horas, terça-feira e quarta-feira 7 horas cada dia (totalizando 20 horas presenciais). Todos os cursos serão cadastrados com 30 horas – necessário para serem homologados tanto pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como pela Secretaria do Município de São Paulo, as outras 10 horas complementares serão indicadas como atividades extra-classe supervisionadas – leitura de textos, produção de atividades/planos de ensino ou mesmo exercícios para serem discutidos nas aulas presenciais, assim essas atividades deverão fazer parte do programa do curso.
As 10 horas de atividade extraclasse poderão ser feitas após o fim do curso? Há um limite para isso?
Se acaso forem produções como avaliações, planos de estudos ou atividades semelhantes, podem sim ser contabilizadas nessas horas extra-classe, com prazo máximo de 15 dias após o encerramento
Quem pode participar do Encontro USP Escola?
O público alvo do Encontro são os professores da rede pública ou privada. Entretanto, se na edição a ser cursada existir a modalidade de difusão, alunos de graduação também são bem vindos. No 26º não teremos a modalidade de difusão.
Qual a diferença entre as modalidades “difusão” e “atualização”? Por onde fazer a minha inscrição?
A inscrição pelo formulário de difusão é destinada a alunos de graduação. Já a inscrição pelo Apolo é destinada apenas a professores da rede pública ou privada.
Me inscrevi pelo Apolo e não recebi meu certificado. O que fazer?
A) Verificação de Frequência: A primeira etapa consiste em garantir que você tenha assinado a lista e atingido a frequência mínima de 70%. B) Verificação de Dados Pessoais: Caso tenha assinado a lista de presença, o próximo passo é verificar se seus dados pessoais estão corretos e completos no sistema. Para isso, é necessário consultar o seu serviço de graduação. C) Envio de Solicitação: Se as duas etapas anteriores estiverem concluídas, o último passo é enviar um e-mail para o endereço encontro.usp.escola@usp.br. No título do e-mail, coloque a palavra “Certificado Atualização”, e no corpo do e-mail, informe seu nome completo e as atividades nas quais participou. A equipe responsável pelo evento irá investigar sua situação. Caso tudo esteja correto (frequência superior a 70% e dados pessoais completos e corrigidos), o certificado será emitido e enviado por e-mail.
Me inscrevi pelo formulário de difusão e não recebi meu certificado. O que fazer?
A) Verificação de Frequência: A primeira etapa consiste em garantir que você tenha assinado a lista e atingido a frequência mínima de 70%. B) Envio de Solicitação: Se a primeira etapa estiver concluída, o último passo é enviar um e-mail para o endereço encontro.usp.escola@usp.br. No título do e-mail, coloque a palavra “Certificado Difusão”, e no corpo do e-mail, informe seu nome completo e as atividades nas quais participou. A equipe responsável pelo evento irá investigar sua situação. Caso tudo esteja correto (frequência superior a 70% e dados pessoais completos e corrigidos), o certificado será emitido e enviado por e-mail.