Infelizmente, seu JAVASCRIPT está desabilitado. Habilite o javascript no navegador para ativar o formulário.

  • A+
  • A-
Fechar

Educação – Atividades

OFICINA: Como adaptar conteúdos para estudantes com deficiência: uma abordagem prática.
Resumo: “A adaptação de conteúdos para estudantes com deficiência busca garantir a inclusão, a equidade e o acesso à aprendizagem. Mais do que apenas modificar atividades, esse processo exige a flexibilização de métodos, linguagens e recursos, respeitando as singularidades de cada estudante. Esta oficina foi desenvolvida para professores de todos os componentes curriculares e níveis de ensino, com o objetivo de capacitá-los a realizar adaptações em suas aulas e aplicá-las na prática.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Priscila Lourenço Soares Santos

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: Cuidando de Quem Cuida.
Resumo: “A oficina “Cuidando de quem cuida” busca promover qualidade de vida aos educadores da educação básica e fortalecer redes de apoio solidárias. A partir de vivências reflexivas e interativas (como o abraço), os participantes serão convidados a valorizar o autoconhecimento como recurso de transformação pessoal, profissional e social, ampliando o olhar sobre si mesmos e sobre o outro.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Luciana de Oliveira Ferreira

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 13/01 (terça-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: Do Lixo ao Recurso: Segregação e Reciclagem de Resíduos.
Resumo: “A oficina tem como objetivo sensibilizar e capacitar os participantes para a correta segregação e destinação dos resíduos sólidos, destacando a importância da reciclagem e da economia circular. Serão abordados conceitos teóricos de forma interativa, seguidos por dinâmicas práticas de identificação e separação de resíduos, estimulando o protagonismo individual e coletivo na gestão ambiental responsável.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Priscila Rosseto Camiloti

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: Educação Musical ativa na educação infantil e no ensino fundamental I: o cotidiano musical escolar na abordagem Orff-Schuwerk e na Rítmica Dalcroze.
Resumo: “Esta oficina se propõe a apresentar reflexões sobre a prática musical no cotidiano da sala de aula para professores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental, através de vivências musicais pautadas nas metodologias ativas de Carl Orff e Dalcroze, objetivando vivenciar e refletir sobre práticas musicais relacionadas à consciência corporal, parâmetros musicais, práticas de grupo e consciência rítmica.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Renata de Oliveira Seguchi

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: Educação Sexual e Prevenção da Gravidez na Adolescência.
Resumo: “O objetivo da discussão do presente tema é capacitar os professores da rede pública a abordarem de forma adequada o polêmico tema da saúde sexual e reprodutiva dos jovens. Teremos como metodologia a realização de uma oficina, trazendo informações científicas adequadas sobre as consequências de uma prática sexual precoce e sem orientação conveniente, que seriam fundamentalmente as infecções sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência, com repercussões a longo prazo. Ponto importante nesse debate seria a questão da anticoncepção, suas indicações e precauções. Discutiremos também as possíveis formas de abordar a problemática, com vistas a garantir os direitos reprodutivos e sexuais dessa população.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: José Maria Soares Júnior

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: Gestão Democrática & Acolhimento Humanizado: fortalecendo redes de proteção.
Resumo: “A proposta apresenta uma reflexão e prática sobre gestão democrática com liderança acolhedora e holística, voltada tanto para funcionárias quanto para famílias, com ênfase em situações que demandam encaminhamentos ao Conselho Tutelar, CAPS, CRAS e CREAS. O foco está na construção de um acolhimento humanizado e na articulação efetiva das redes de apoio existentes no território. Assim, a atividade pretende demonstrar como a gestão participativa e a liderança acolhedora fortalecem a rede de proteção integral, promovem a corresponsabilidade entre instituições e sociedade civil e consolidam espaços democráticos de defesa e garantia de direitos. A atividade aborda a gestão democrática com liderança acolhedora e a articulação das redes de proteção (Conselho Tutelar, CAPS, CRAS, CREAS), destacando a experiência do FoCa – Fórum de Garantia de Direitos do Butantã. O encontro valoriza o acolhimento humanizado, a participação social e o fortalecimento de políticas públicas para infância e juventude.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Ide Martins

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: Metodologias ativas para educação climática em escolas públicas.
Resumo: “As mudanças climáticas têm efeitos diretos no nosso dia a dia. Contudo, muitos professores e educadores ainda sentem falta de materiais e estratégias para trabalharem a temática em sala de aula. Estarmos preparados para enfrentar as mudanças climáticas é essencial e urgente. Assim, o reconhecimento e o enfrentamento das mudanças climáticas e seus impactos em suas vidas e territórios, tem sido um tema importante a ser discutido na formação de professores e estudantes. Se você tem interesse em levar para suas aulas um conteúdo sobre as mudanças climáticas de forma ativa e crítica, e que estimule o protagonismo e a colaboração nos estudantes, esta oficina é o lugar certo! Ela reúne conhecimentos populares e científicos, com exemplos de metodologias ativas para trabalhar esse conteúdo de forma leve e reflexiva! Esperamos você!.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Amanda Cseh

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 13/01 (terça-feira) das 08:00 às 10:00

OFICINA: O corpo-livro e o corpo-a-corpo com a leitura literária.
Resumo: “Oficina que parte da sensibilização sobre o que compõe o livro, buscando um letramento gráfico, e como este corpo-livro influencia, impacta e conversa com a pessoa leitora.Iremos pensar e tomar contato com diferentes formatos e percepções sobre o que é o livro, e o que ele pode ser, e sua relação com a literatura e a fruição leitora.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Sabrina da Paixão Brésio

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 08:00 às 10:00

PALESTRA: A presença de jovens com deficiência em escolas do Programa de Ensino Integral - PEI.
Resumo: “Esta palestra apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou a escolarização de jovens com deficiência no contexto da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva em uma Escola Estadual de Tempo Integral (PEI). Focando na experiência da Escola Estadual Louis Braille, em Guarulhos (Pimentas), que implementou o programa em 2021, a discussão central é: de que modo a proposta de maior tempo de permanência na escola impacta a oferta e a efetividade do Atendimento Educacional Especializado (AEE)? A análise, fundamentada em referenciais críticos (Goffman, Freitas, Lahire), considera as trajetórias sociais e culturais dos estudantes. Serão destacados os aspectos positivos e negativos identificados por professores, cuidadoras e familiares, promovendo uma reflexão crítica sobre as práticas e as políticas necessárias para garantir a aprendizagem e a plena participação dos estudantes com deficiência no ambiente escolar de tempo integral.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Aline Oliveira Silveira

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 16/01 (sexta-feira) das 09:00 às 10:00

PALESTRA: Bases invisíveis do aprender: funções executivas e habilidades preditoras.

Resumo: “O percurso da aprendizagem não acontece de forma linear nem isolada: cada conquista depende da consolidação de etapas anteriores. Muitas vezes, a dificuldade de uma criança em atingir determinado objetivo escolar está relacionada a habilidades preditoras ainda em desenvolvimento ou a funções executivas que não se consolidaram. Quando um aluno do Fundamental 2 não entende um texto, será que o problema está só na interpretação… ou será que ele ainda não consolidou habilidades de linguagem oral e atenção sustentada que deveriam ter sido fortalecidas lá atrás? A palestra propõe evidenciar essas bases ‘invisíveis’ que sustentam a aprendizagem, aproximando teoria e prática por meio de exemplos concretos mais vistos no dia a dia. O objetivo é oferecer às professoras e professores um olhar sensível e fundamentado, capaz de compreender os caminhos da criança e potencializar suas experiências de aprendizagem.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Beatriz Bachur Fiori Gonçalves Ramos

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 09:00 às 10:00

PALESTRA: Como ser um professor(a) para a diversidade?

Resumo: “A palestra propõe uma reflexão sobre o papel do professor na promoção da diversidade e da inclusão no ambiente escolar. Discutiremos os desafios e possibilidades de uma prática docente que valorize as diferenças culturais, étnico-raciais, de gênero, orientação sexual, religião, classe social e deficiência. O objetivo é fortalecer uma educação baseada no respeito, na equidade e nos direitos humanos, estimulando a construção de uma escola verdadeiramente democrática.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Aline Oliveira Silveira

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 09:00 às 10:00

PALESTRA: Obesidade Infantil: Abordagem Educativa, Preventiva e Multidisciplinar.

Resumo: “A Obesidade Infantil representa hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil, com números crescentes que exigem uma intervenção imediata da família e da escola. Atualmente, cerca de 34% das crianças e adolescentes brasileiros (5 a 19 anos) estão com excesso de peso: um número que, segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2024, pode atingir 50% até 2035 caso a tendência não seja revertida. Além da saúde física, esse cenário alarmante impacta diretamente no desenvolvimento cognitivo e no aproveitamento escolar das crianças que, frequentemente, enfrentam barreiras como a baixa autoestima e o bullying. Portanto, essa palestra tem como objetivo estimular educadores, gestores escolares e pais a desenvolverem estratégias para identificar os fatores de risco e adotar ações eficazes de prevenção no ambiente escolar e doméstico. Dessa forma, será possível estimar um futuro mais saudável e promissor em nossa sociedade.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Everton dos Santos Barros

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 09:00 às 10:00

PALESTRA: Professor/a-escritor/a: a escrita docente como potencialização da prática pedagógica.

Resumo: “Cotidianamente, a prática pedagógica nos convoca, na condição de docentes, a um conjunto de questões que muitas vezes não encontram espaços de formalização, ou seja, não adquirem existência no mundo, muito embora, persistam e perturbem a vida docente e a própria ação educativa. A proposta desta palestra é discutir de que modo a prática da escrita, por parte do/a professor/a, pode funcionar como um dispositivo estratégico para abrir novas frentes tanto para a formalização de problemas quanto ao ensaio de ideias inéditas em relação à vida docente.
Para situarmos essa figura do/a professor/a-escritor/a, acionamos a companhia teórica dos pensadores franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, pois ambos defendem que a escrita não opera como mera representação ou expressão de uma ideia já pensada, mas, ao contrário, a escrita constitui um dos modos de pensamento e de sensibilidade. Portanto, escrever é um pensamento sensível em ato. Na escrita, o pensamento se faz enquanto se escreve, não antes. Por isso, podemos dizer mais apropriadamente de uma “escrita-performance” em vez de uma “escrita-representação”, ou seja, uma escrita que performa o pensar-sentir em vez de uma escrita que representa algo já dado. Nessa conversa, acionamos também as companhias literárias de três escritoras que se debruçaram a escrever sobre o próprio trabalho de escrita, oferecendo-nos algumas pistas capazes de potencializar nosso gesto da escrita filosófica quando nos voltamos a prestar atenção aos movimentos assertivos e erráticos de nossas práticas pedagógicas. São elas: Elena Ferrante, que nos permite abordar “os limites”, Noemi Jaffe, que nos propõe discutir “experimentação”, e Rosa Montero, que nos possibilita tratar de “imaginação e disciplina”. Acreditamos que essa conversação possa instigar professores/as bem como coordenadoras/as pedagógicos/as, a construir ou intensificar práticas de escrita capazes de mobilizar pensamentos e sensibilidades docentes informes, porém intensivas no cotidiano institucional, abrindo passagens para outros modos de problematizar e viver a escola.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Cintya Regina Ribeiro

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 16/01 (sexta-feira) das 09:00 às 10:00

PALESTRA: SARESP-Provão Paulista: avaliação, bonificação ou punição?

Resumo: “Em 2023 a SEDUC mudou características importantes do SARESP, tornando-o um vestibular para os estudantes do Ensino Médio e abrindo mão da comparabilidade da série histórica. Nesta apresentação mostramos, usando análises dos microdados, que grande parte dos indicadores construídos para fins de avaliação e bonificação se tornaram instáveis, levando, no melhor caso, a bonificações arbitrárias e, no pior, punições injustas. Argumentamos, com evidências quantitativas, que para avaliações externas os propósitos de seleção de estudantes para o ensino superior e da avaliação sistêmica, são incompatíveis.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Ewout ter Haar

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 13/01 (terça-feira) das 09:00 às 10:00

PALESTRA: Vaza, Falsiane! - Combate à desinformação em sala de aula.

Resumo: “A palestra apresenta habilidades e conhecimentos necessários para identificar e evitar a desinformação usando ferramentas da educação midiática. Discute as origens do atual fenômeno da desordem informacional e diferentes estratégias para seu combate em áreas como a educação midiática, comunicação, direito e tecnologia.
O conteúdo da apresentação parte dos materiais do site “Vaza, Falsiane!”, curso online gratuito contra notícias falsas apoiado pelo Facebook/Meta (2018-2021). Constitui-se hoje em uma das principais referências da área no Brasil. O site conta com mais de 250 mil visitantes únicos, e mais de 15 milhões de usuários já tiveram acesso aos materiais do curso em redes sociais ou em parcerias com editoras de livros didáticos e instituições de ensino particulares e públicas, como a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
O site vazafalsiane.com é o hub de educação midiática que alimenta as demais iniciativas, tanto online quanto offline. Rico em conteúdos multimídia, o curso já passou por quatro atualizações — além de uma completa revisão de design instrucional, contemplou também materiais para combater o negacionismo científico. Da definição de desinformação às fake news em eleições e durante a pandemia, os conteúdos do curso têm sido aproveitados em sala de aula por docentes da Educação Básica e do Ensino Superior. A interlocução com atores da educação formal vem por meio de palestras e lives — ao todo, mais de 100 participações desde 2018, em escolas, universidades e associações — e pela produção acadêmica de artigos científicos e capítulos de livros com resultados de pesquisas sobre o combate à desinformação.Em 2019, a iniciativa foi premiada no 35o Prêmio de Direitos Humanos da OAB-RS. Em 2020 o curso foi membro fundador da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Desde 2022 faz parte do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), oferecendo treinamento presencial e online para os funcionários do judiciário brasileiro.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Ivan Paganotti

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 16/01 (sexta-feira) das 09:00 às 10:00

RODA DE CONVERSA: Práticas antirracistas na Educação Infantil: experiências na educação formal e não formal.
Resumo: “A Roda de Conversa “Práticas antirracistas na Educação Infantil: experiências na educação formal e não formal” tem como objetivo compartilhar práticas pedagógicas que contemplem as Leis 10.639/03 e 11.645/08. @s proponentes, assim como as pessoas inscritas, partilharão saberes e práticas pedagógicas antirracistas no chão das escolas e para além de seus muros. As ações envolvem brincadeiras, literatura, arte, etc com caráter multidisciplinar. Esta atividade se justifica pela necessidade de compartilhamento de ações efetivas uma vez que novas abordagens sobre os povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, contemplando as Leis, não são amplamente trabalhadas de forma obrigatória na formação inicial e, por vezes, na formação continuada em serviço.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Simone dos Santos Pereira

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 09:00 às 10:00

RODA DE CONVERSA: Carreiras da saúde - conversa aberta sobre a vida.
Resumo: “As carreiras da saúde sempre são atrativas , mas como notar a vocação , diferença entre habilidades natas e vocação , vida do estudante e mercado de trabalho.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Flavio Carneiro Hojaij

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 09:00 às 10:00

RODA DE CONVERSA: Racismo e intolerância religiosa: Por que precisamos falar sobre isso?
Resumo: “Racismo e intolerância religiosa persistem nas escolas. Venha debater o nosso papel como educadores para transformar a sala de aula em um ambiente de respeito. Junte-se a nós nesta roda de conversa e seja parte da mudança!”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Priscila Lourenço Soares Santos

Programação:
Local: A definir.
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 09:00 às 10:00