Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Priscila Lourenço Soares Santos
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 08:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Luciana de Oliveira Ferreira
Data e Horário: 13/01 (terça-feira) das 08:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Priscila Rosseto Camiloti
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 08:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Renata de Oliveira Seguchi
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 08:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: José Maria Soares Júnior
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 08:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Ide Martins
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 08:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Amanda Cseh
Data e Horário: 13/01 (terça-feira) das 08:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Sabrina da Paixão Brésio
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 08:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Aline Oliveira Silveira
Data e Horário: 16/01 (sexta-feira) das 09:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Beatriz Bachur Fiori Gonçalves Ramos
Resumo: “O percurso da aprendizagem não acontece de forma linear nem isolada: cada conquista depende da consolidação de etapas anteriores. Muitas vezes, a dificuldade de uma criança em atingir determinado objetivo escolar está relacionada a habilidades preditoras ainda em desenvolvimento ou a funções executivas que não se consolidaram. Quando um aluno do Fundamental 2 não entende um texto, será que o problema está só na interpretação… ou será que ele ainda não consolidou habilidades de linguagem oral e atenção sustentada que deveriam ter sido fortalecidas lá atrás? A palestra propõe evidenciar essas bases ‘invisíveis’ que sustentam a aprendizagem, aproximando teoria e prática por meio de exemplos concretos mais vistos no dia a dia. O objetivo é oferecer às professoras e professores um olhar sensível e fundamentado, capaz de compreender os caminhos da criança e potencializar suas experiências de aprendizagem.”
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 09:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Aline Oliveira Silveira
Resumo: “A palestra propõe uma reflexão sobre o papel do professor na promoção da diversidade e da inclusão no ambiente escolar. Discutiremos os desafios e possibilidades de uma prática docente que valorize as diferenças culturais, étnico-raciais, de gênero, orientação sexual, religião, classe social e deficiência. O objetivo é fortalecer uma educação baseada no respeito, na equidade e nos direitos humanos, estimulando a construção de uma escola verdadeiramente democrática.”
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 09:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Everton dos Santos Barros
Resumo: “A Obesidade Infantil representa hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil, com números crescentes que exigem uma intervenção imediata da família e da escola. Atualmente, cerca de 34% das crianças e adolescentes brasileiros (5 a 19 anos) estão com excesso de peso: um número que, segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2024, pode atingir 50% até 2035 caso a tendência não seja revertida. Além da saúde física, esse cenário alarmante impacta diretamente no desenvolvimento cognitivo e no aproveitamento escolar das crianças que, frequentemente, enfrentam barreiras como a baixa autoestima e o bullying. Portanto, essa palestra tem como objetivo estimular educadores, gestores escolares e pais a desenvolverem estratégias para identificar os fatores de risco e adotar ações eficazes de prevenção no ambiente escolar e doméstico. Dessa forma, será possível estimar um futuro mais saudável e promissor em nossa sociedade.”
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 09:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Cintya Regina Ribeiro
Resumo: “Cotidianamente, a prática pedagógica nos convoca, na condição de docentes, a um conjunto de questões que muitas vezes não encontram espaços de formalização, ou seja, não adquirem existência no mundo, muito embora, persistam e perturbem a vida docente e a própria ação educativa. A proposta desta palestra é discutir de que modo a prática da escrita, por parte do/a professor/a, pode funcionar como um dispositivo estratégico para abrir novas frentes tanto para a formalização de problemas quanto ao ensaio de ideias inéditas em relação à vida docente.
Para situarmos essa figura do/a professor/a-escritor/a, acionamos a companhia teórica dos pensadores franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, pois ambos defendem que a escrita não opera como mera representação ou expressão de uma ideia já pensada, mas, ao contrário, a escrita constitui um dos modos de pensamento e de sensibilidade. Portanto, escrever é um pensamento sensível em ato. Na escrita, o pensamento se faz enquanto se escreve, não antes. Por isso, podemos dizer mais apropriadamente de uma “escrita-performance” em vez de uma “escrita-representação”, ou seja, uma escrita que performa o pensar-sentir em vez de uma escrita que representa algo já dado. Nessa conversa, acionamos também as companhias literárias de três escritoras que se debruçaram a escrever sobre o próprio trabalho de escrita, oferecendo-nos algumas pistas capazes de potencializar nosso gesto da escrita filosófica quando nos voltamos a prestar atenção aos movimentos assertivos e erráticos de nossas práticas pedagógicas. São elas: Elena Ferrante, que nos permite abordar “os limites”, Noemi Jaffe, que nos propõe discutir “experimentação”, e Rosa Montero, que nos possibilita tratar de “imaginação e disciplina”. Acreditamos que essa conversação possa instigar professores/as bem como coordenadoras/as pedagógicos/as, a construir ou intensificar práticas de escrita capazes de mobilizar pensamentos e sensibilidades docentes informes, porém intensivas no cotidiano institucional, abrindo passagens para outros modos de problematizar e viver a escola.”
Data e Horário: 16/01 (sexta-feira) das 09:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Ewout ter Haar
Resumo: “Em 2023 a SEDUC mudou características importantes do SARESP, tornando-o um vestibular para os estudantes do Ensino Médio e abrindo mão da comparabilidade da série histórica. Nesta apresentação mostramos, usando análises dos microdados, que grande parte dos indicadores construídos para fins de avaliação e bonificação se tornaram instáveis, levando, no melhor caso, a bonificações arbitrárias e, no pior, punições injustas. Argumentamos, com evidências quantitativas, que para avaliações externas os propósitos de seleção de estudantes para o ensino superior e da avaliação sistêmica, são incompatíveis.”
Data e Horário: 13/01 (terça-feira) das 09:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Ivan Paganotti
Resumo: “A palestra apresenta habilidades e conhecimentos necessários para identificar e evitar a desinformação usando ferramentas da educação midiática. Discute as origens do atual fenômeno da desordem informacional e diferentes estratégias para seu combate em áreas como a educação midiática, comunicação, direito e tecnologia.
O conteúdo da apresentação parte dos materiais do site “Vaza, Falsiane!”, curso online gratuito contra notícias falsas apoiado pelo Facebook/Meta (2018-2021). Constitui-se hoje em uma das principais referências da área no Brasil. O site conta com mais de 250 mil visitantes únicos, e mais de 15 milhões de usuários já tiveram acesso aos materiais do curso em redes sociais ou em parcerias com editoras de livros didáticos e instituições de ensino particulares e públicas, como a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
O site vazafalsiane.com é o hub de educação midiática que alimenta as demais iniciativas, tanto online quanto offline. Rico em conteúdos multimídia, o curso já passou por quatro atualizações — além de uma completa revisão de design instrucional, contemplou também materiais para combater o negacionismo científico. Da definição de desinformação às fake news em eleições e durante a pandemia, os conteúdos do curso têm sido aproveitados em sala de aula por docentes da Educação Básica e do Ensino Superior. A interlocução com atores da educação formal vem por meio de palestras e lives — ao todo, mais de 100 participações desde 2018, em escolas, universidades e associações — e pela produção acadêmica de artigos científicos e capítulos de livros com resultados de pesquisas sobre o combate à desinformação.Em 2019, a iniciativa foi premiada no 35o Prêmio de Direitos Humanos da OAB-RS. Em 2020 o curso foi membro fundador da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Desde 2022 faz parte do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), oferecendo treinamento presencial e online para os funcionários do judiciário brasileiro.”
Data e Horário: 16/01 (sexta-feira) das 09:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Simone dos Santos Pereira
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 09:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Flavio Carneiro Hojaij
Data e Horário: 14/01 (quarta-feira) das 09:00 às 10:00
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Priscila Lourenço Soares Santos
Data e Horário: 15/01 (quinta-feira) das 09:00 às 10:00
