Objetivos: O curso é resultado das atividades conduzidas ao longo de 5 anos no seio do Projeto “Saberes em diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação escolar quilombola no município de Barra do Turvo-SP” e visa tratar das ações afirmativas de combate ao racismo e desigualdades étnico-raciais, dos alicerces da educação escolar quilombola e do direito à terra por parte das comunidades quilombolas na atualidade.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Valéria de Marcos | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: O curso irá favorecer os conhecimentos e reflexões acerca dos estilos didáticos dos professores a partir da referência às histórias pessoais de formação e trabalho. Ademais, colocará em cena características das diversas modalidades de relações que os professores mantêm com a sua própria história e os conhecimentos disciplinares que ensina deve ensejar o prosseguimento das reflexões e a busca de novos modos de concretizar o trabalho docente tendo em vista as transformações das experiências cotidianas e das relações com o conhecimento dada a fragmentação do tempo e os novos desafios.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Juliana de Souza Silva | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Este curso aborda a aplicação dos círculos de cultura de paz em uma perspectiva restaurativa decolonial para contribuir com um bom clima escolar e a convivência pautada no diálogo, fundamentado nos princípios da pedagogia de Paulo Freire, bell hooks e da Educação para a Paz. Serão abordados os conceitos de justiça restaurativa na educação, cultura de Paz na LDB, a prática dos círculos de cultura de paz, inspirados em Freire, e a importância da escuta profunda e do respeito mútuo no ambiente educacional.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Samuel de Jesus Pereira | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Esse curso tem como objetivo desenvolver discussões que visem caracterizar e investigar, pela perspectiva dos professores participantes, como as diversas crises contemporâneas – políticas, econômicas, sanitárias, ambientais, demográficas, etc – se fazem presentes no cotidiano escolar. Além disso, busca o desenvolvimento de concepções mais críticas e práticas mais fundamentadas acerca das ideias de crise e interdisciplinaridade.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Daniel Henrique Bernar | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: O objetivo geral desse curso é capacitar educadores para lidar com situações desafiadoras envolvendo adolescentes, como abuso de substâncias, uso excessivo de telas, comportamentos sexuais de risco e exposição nas mídias sociais, promovendo reflexões sobre respeito, empatia, exercícios de cidadania, ética, reconhecimento de situações de violência e compressão da amplitude das consequências de seus atos.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Pollyana Campos Caldeira | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: A educação midiática desempenha um papel crucial no combate à desinformação, especialmente entre os jovens. Preparar esses jovens para interpretar melhor o mundo e lidar com a desinformação é uma das possibilidades que a educação midiática oferece. Ela envolve o desenvolvimento de habilidades para acessar, analisar e criar conteúdo de maneira crítica, tanto online quanto offline. Além de combater a desinformação, a educação midiática também contribui para o exercício pleno da cidadania e da liberdade de expressão.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Janaina Pereira da Silva | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Esse curso busca explorar tópicos como: Educomunicação: fundamentos, metodologias e áreas de intervenção; Emergência Climática; Educomunicação Socioambiental por meio da arte e o currículo paulistano; Stop Motion.
Unidade: ECA – USP
Docente: Claudemir Edson Viana | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
Objetivos: Capacitar professores da educação básica para o uso de mapas conceituais como ferramenta pedagógica na organização e estruturação dos conteúdos que ensinam. Ênfase na aplicação prática: os participantes construirão seus próprios mapas conceituais e desenvolverão atividades didáticas baseadas neles. Exploração de estratégias ativas para a criação e uso de mapas conceituais, permitindo que os professores compreendam seus benefícios na identificação de obstáculos de aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Paulo Rogério Correia | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: A presente proposta tem por objetivo propiciar vivências em Educação através de Palestras e Resultados de Projetos na área de Ciências para os Professores da Rede Básica, Fundamental e Médio para atualização e discussão de problemas dentro das áreas afins de Ciências. Ao participar da proposta, os licenciados irão passar por processos contínuos de estudos, análises e avaliação de documentos de referência oficiais para o ensino de Ciências, como guias, propostas, parâmetros curriculares e a BNCC.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Lilian Gregory | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Utilizando a ferramenta de pesquisa estatística IAFREE (Instrumento de Avaliação dos Fatores Relacionais do Risco de Evasão Escolar) propomos uma análise de dados já coletados por VASCONCELOS et al (2023, 2024) para iniciarmos as discussões sobre as informações coletadas e se elas condizem com os dados estatísticos e etnográficos do IBGE e do Censo Escolar 2021. Buscaremos encontrar pontos de melhoria para a coleta de dados e sua aplicação no IAFREE de diversas escolas, ampliando o espectro social e econômico da pesquisa, focada especialmente no Estado de São Paulo, mas não exclusivamente.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Elcio de Souza Lopes | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Trata-se de um curso de difusão a ser oferecido para professores e gestores escolares que tem como objetivo geral promover a reflexão sobre sobre a gestão escolar participativa, potências e contradições, assim como criar possibilidades de problematizar as relações entre a comunidade escolar, em especial a relação entre a família e a escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens.
Unidade: IEA-USP
Docente: Maria Eliza Mattosinho | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
Objetivos: Este curso tem como objetivo proporcionar uma formação aprofundada sobre o uso de jogos e brincadeiras como metodologias de ensino no contexto da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Serão abordados conceitos teóricos e práticos, com foco na integração de jogos analógicos e digitais ao cotidiano escolar, buscando promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH
Docente: Gabriele Lopes Silva | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Sensibilizar o professor para o contexto atual da inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas na rede regular e apresentar metodologias de concepção e produção de materiais didáticos táteis para apoio aos processos de ensino-aprendizagem de geografia em uma perspectiva inclusiva.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH
Docente: Waldirene do Carmo | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Contribuir com a formação de professores e professoras da Ciência da Natureza na seleção, análise e produção de materiais midiáticos voltados à divulgação científica. A proposta é fornecer ferramentas que possibilitem o uso crítico desses materiais em sala de aula e também a criação de conteúdos alinhados às realidades escolares. Além disso, busca-se contribuir para a atualização conceitual dos participantes sobre a divulgação científica e o uso e produção de mídias no ensino, refletindo sobre suas implicações pedagógicas, sociais e políticas.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH
Docente: Alessandra Fernandes Bizerra | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Discutir as possibilidades de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem para desenvolvimento de competências dos estudantes. Conhecer as metodologias ativas de aprendizagem abordadas no curso; refletir sobre a aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento de competências; utilizar a inteligência artificial como apoio ao desenvolvimento de materiais.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH
Docente: Liliana Vasconcellos | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: A BNCC destaca, na Competência Geral 8, o direito dos estudantes ao cuidado com a saúde física e emocional; o Currículo Paulista reforça a intersetorialidade entre educação e saúde como base para o desenvolvimento de aprendizagens significativas. No entanto, a ausência de formação continuada específica ainda é um obstáculo à atuação ativa dos profissionais da educação na promoção da saúde e na detecção precoce de situações de risco. Este curso busca suprir essa lacuna, promovendo formação interdisciplinar, prática, sensível e contextualizada, contribuindo para o fortalecimento da escola pública como espaço protetor e promotor de bem-estar.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH
Docente: Maria Elisa Piemonte | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: A educação básica no Brasil enfrenta diversos desafios, como a desigualdade de acesso, a evasão e a falta de engajamento dos(as) alunos(as). Segundo o IBGE (2023), 40% dos(as) jovens abandonam os estudos. Esses problemas evidenciam a necessidade de estratégias de retenção e de práticas pedagógicas inovadoras para tornar o aprendizado mais significativo, interativo e dinâmico. Portanto, esse curso visa incentivar a inovação de práticas pedagógicas a fim de promover experiências memoráveis de aprendizagem.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH
Docente: Everton dos Santos Barros | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Explorar os principais aspectos das mudanças comportamentais em crianças, analisando fatores biológicos, psicológicos e sociais que influenciam o desenvolvimento infantil. Além disso, pretende abordar estratégias para a promoção de comportamentos positivos e a intervenção em desafios comportamentais comuns na infância.
Unidade: Escola de Enfermagem
Docente: Paula Cristina Nogueira | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
Objetivos: Curso de escuta e cuidado para os participantes, promovendo reflexões sobre o impacto emocional do curso e estratégias de autocuidado. Reflexão coletiva sobre o papel da escola na prevenção e na resposta à violência autoprovocada.
Unidade: Escola de Enfermagem
Docente: Aline Conceição Silva | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
Objetivos: Caracterizar e identificar alguns aspectos do Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) e de outras neuro divergências presentes no ambiente escolar básico e universitário além de discutir características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresentar e discutir o conceito de Neurodiversidade e as possibilidades de compreensão e acolhida das pessoas nestas condições.
Unidade: EACH – USP LESTE
Docente: María Elena Infante-Malachias | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
Objetivos: Concepções de projeto de vida, sua importância no contexto escolar e as abordagens teóricas que fundamentam sua aplicação na educação básica. Reflexão sobre práticas já desenvolvidas e desafios enfrentados na implementação do projeto de vida em diferentes contextos escolares. Planejamento de atividades e materiais didáticos voltados ao ensino do projeto de vida. Aplicação às atividades em seus contextos escolares ou em espaços educacionais simulados.
Unidade: RIBEIRÃO PRETO
Docente: Fernanda Aguillera | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
Objetivos: Discutir temas relacionados ao desenvolvimento típico e atípico, incluindo os transtornos do neurodesenvolvimento, com intuito de apresentar e discutir tópicos comuns à saúde e educação, partindo do grupo de especialistas em desenvolvimento infantil.
Unidade: RIBEIRÃO PRETO
Docente: Ana Paula Hamad | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)