Infelizmente, seu JAVASCRIPT está desabilitado. Habilite o javascript no navegador para ativar o formulário.

  • A+
  • A-
Fechar

Educação – Cursos

Artes Integradas: diálogos entre Música, Dança, Teatro e Artes Visuais em sala de aula.
Resumo: “Proposto por artistas e educadores de Teatro, Música, Dança e Artes Visuais, este curso tem como eixo a unidade temática Artes Integradas, posta pela BNNC-Arte. O objetivo é promover um trabalho interativo entre artistas e professores da educação básica para, juntos, explorarem processos de criação (habilidade EF15AR23) integrando as linguagens artísticas a partir de temas motivadores.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Camila Pinho Lima

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Convenção de cidadãos: um dispositivo para o diálogo, a tomada de decisão coletiva e a abordagem interdisciplinar do conhecimento científico.
Resumo: “As crises atuais trazem para a pauta das populações vivendo nas cidades (e fora delas) uma série de desafios frente aos quais o conhecimento técnico e científico é uma ferramenta indispensável mas não suficiente. Se antes a maioria dos problemas parecia solúvel através de uma nova máquina ou metodologia de gestão, hoje, acumulam-se problemas de natureza complexa, cujo enfrentamento é necessariamente coletivo. Independente das estratégias utilizadas, esse tipo de situação raramente pode ser completamente resolvida ou neutralizada. São exemplos: as mudanças climáticas, a manipulação genética, a inteligência artificial, entre outros. Um caminho para abordá-los, é levar os grupos por eles atingidos a compreender o contexto em que estão inseridos, bem como os riscos e incertezas associados a sua situação. Em seguida, é necessário compreender as questões técnicas relacionadas ao problema e definir quais riscos serão assumidos coletivamente na tentativa de reduzir os danos, mitigar os efeitos esperados, antecipar os desdobramentos possíveis e identificar caminhos para lidar com eles. Nesse tipo de processo, alguns grupos organizam-se espontaneamente e operam de forma extremamente eficiente. Para as situações em que isso não acontece, a sociedade civil através de associações, fundações e organizações não governamentais (ONG’s) localizadas em diferentes partes do mundo, vêm implementando metodologias para a tomada de decisão baseadas no diálogo, na co-construção de conhecimento e na partilha da responsabilidade. A Convenção de Cidadãos é uma destas metodologias. Amplamente testada e utilizada no enfrentamento de problemas, ela é constituída de uma etapa decisória precedida por uma etapa formativa e permeada por estratégias que visam preservar a diversidade de opiniões, minimizar a polarização e organizar os dissensos tirando deles o melhor proveito possível. Neste curso, o exemplo escolhido é o de uma crise hídrica face à qual os participantes serão convidados à refletir e construir uma íntima convicção da melhor aposta para lidar com ela. Em seguida, serão exploradas as alternativas para levar este instrumento para o contexto educacional.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Mauricio Pietrocola

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Educar com a Notícia: A prática jornalística na Sala de Aula.
Resumo: “O curso ‘Educar com a Notícia’ forma professores para aplicar práticas jornalísticas em sala de aula, promovendo maior aproximação do aluno com a disciplina. Por meio de metodologias ativas, integra teoria e prática, estimula o protagonismo estudantil, a leitura crítica das mídias e a cidadania digital em diálogo com a Agenda 2030. Para enriquecer a prática pedagógica, traz a experiência da educação midiática em Portugal.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Ivone Ananias dos Santos Rocha

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Letramento midiático e educação para as relações étnicorraciais.
Resumo: “Direcionado aos aos gestores escolares e aos professores do ensino médio regular e técnico, este curso apresenta a interface entre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação (DCNs) para as Relações Etnicorraciais (leis 10639/03, 11645/08 e Parecer CNE 03/2004) e o letramento midiático dos educadores. O minicurso se desenvolve em cinco momentos. Primeiro: atualização das DCNs para a Educação das Relações Etnicorraciais e o estado da arte; segundo: debate conceitual sobre racismo estrutural; terceiro: interface entre educação e mídia; quarto: potenciais educativos/formativos da cultura negra e popular; e quinto: proposição de ações no campo da educação para o letramento racial-midiático.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Dennis de Oliveira

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Neurociência Aplicada à Primeiríssima Infância: Estimulação Sensorial como Alicerce do Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem.
Resumo: “Explore a Neurociência da Primeiríssima Infância e entenda como a Integração Sensorial (oito sistemas) é o alicerce para o desenvolvimento cognitivo e emocional. Aprenda a planejar de forma inclusiva e equitativa utilizando o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), alinhando suas práticas aos Campos de Experiência da BNCC e às diretrizes curriculares do estado. Conecte o conhecimento científico às interações e brincadeiras (BNCC), garantindo o pleno desenvolvimento e o direito de aprender de cada criança. Nosso curso estimula a postura crítico-reflexiva para transformar a escola pública em direção à qualidade socialmente referenciada.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Luana Martins Santos Souza

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Neurodiversidade, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Neurociências: Ensino-aprendizagem e Implicações em Sala de Aula.
Resumo: “Este curso apresenta os fundamentos da neurociência aplicada à educação sobre os transtornos do neurodesenvolvimento e a neurodiversidade. Serão abordados conhecimentos neurocientíficos básicos e estratégias pedagógicas de manejo para alunos com TEA, TDAH e TEAp, correlacionando a prática em sala de aula com as competências gerais da BNCC e princípios de uma educação inclusiva, conforme o Currículo Paulista.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Daisy Cristina Olerich Cecatto

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Possibilidades Educativas no Museu de Zoologia da USP.
Resumo: “O curso Possibilidades Educativas no MZUSP representa uma oportunidade de reflexão sobre formas inovadoras de abordar temas transversais como: biodiversidade, sustentabilidade, evolução, em sala de aula e em museus de história natural, por meio da interação com profissionais dedicados à educação em um museu universitário de história natural. Busca explorar as perguntas: O que é um museu de história natural? Quais os desafios do ensino e pesquisa em biodiversidade no Brasil? Qual a relação entre museu e ensino? Quais os recursos os museus oferecem à comunidade escolar? Como me apropriar dos recursos do MZUSP para enriquecer as minhas aulas?”

Unidade: MZ – Museu de Zoologia da USP| Docente: Márcia Fernandes Lourenço

Programação:
Local: MZ – Museu de Zoologia da USP.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Professoras/es no MAC USP - Artes visuais no centro da roda.
Resumo: “O curso está voltado para professores da educação básica e pretende criar um espaço de diálogo e reflexão em artes visuais, a partir das exposições em curso no MAC USP. Além dos conteúdos próprios das diversas linguagens artísticas e processos de ensino e aprendizagem, aspectos das sociedades contemporâneas também são debatidos a partir das poéticas das/os artistas, das curadorias e das reflexões em grupo.Os professores participantes são convidados a desenvolverem projetos de ensino da arte que incluam a visita dos seus educandos à instituição cultural, pois ” (…) As artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas.”

Unidade: MAC – Museu de Arte Contemporânea| Docente: Maria Angela Cerri Francoio

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Psicanálise, educação e alteridade: conceitos introdutórios e possíveis caminhos para o aprimoramento dos processos de escuta escolar.
Resumo: “O curso propõe uma introdução aos fundamentos da psicanálise aplicados ao campo educacional, refletindo sobre a escuta como prática ética e pedagógica. Com base em autores como Freud, Winnicott, Klein e Paulo Freire, articularemos conceitos centrais da subjetividade, da palavra e do cuidado à práxis escolar. A proposta dialoga com a BNCC e o Currículo Paulista ao enfatizar a formação integral, a valorização da diversidade e a construção de relações educativas pautadas na escuta sensível. Busca-se oferecer aos educadores ferramentas conceituais e reflexivas para repensar sua atuação, ampliando o espaço da escola como território de elaboração, acolhimento e emancipação.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Kelvyn Henrique Pereira

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Tecnologias Emergentes para Educação Infantil e Fundamental I.
Resumo: “O curso irá trabalhar eletricidade e eletrônica, estimulando a investigação científica (BNCC) e a compreensão de fenômenos tecnológicos (CIEB/Currículo Tecnologias para Aprendizagem – PMSP).
Com programação plugada e desplugada, os alunos desenvolvem raciocínio lógico e pensamento computacional (BNCC, CIEB e PMSP).
O uso de microcontroladores favorece projetos de automação e robótica, unindo ciência, tecnologia e criatividade.
A introdução da inteligência artificial promove análise crítica, ética e protagonismo digital, conforme BNCC, CIEB e PMSP.
Assim, o curso integra cultura digital, inovação e resolução de problemas, conectando teoria e prática em alinhamento aos documentos oficiais.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Christiane Martins Oliveira

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores na garantia de direitos humanos.
Resumo: “O curso promove a formação crítica em estudos de gênero e diversidade para a garantia dos direitos humanos na escola. A proposta dialoga com a BNCC e com o Currículo Paulista, especialmente para ‘exercitar o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades e potencialidades’, sem preconceito de qualquer natureza. O curso está em consonância com marcos legais e diretrizes educacionais nacionais e internacionais, articulando teoria e prática dos estudos de gênero no campo da educação, destacando o papel da escola como espaço democrático, dialógico, plural e inclusivo.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Gisele Gaigher Ferreira

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.

Xadrez e Neurociência: Estratégias para uma Educação Inclusiva e Criativa.
Resumo: “Este curso oferece uma formação inovadora para professores, abordando a neurociência e o xadrez como ferramentas de ensino. Alinhado às competências da BNCC e do Currículo Paulista, o programa visa desenvolver habilidades cognitivas essenciais como raciocínio lógico e criatividade. Os educadores aprenderão a utilizar o xadrez para combater a desatenção e transformar o processo de aprendizagem em sala de aula, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.”

Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)| Docente: Cibele Sidney

Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.