O Encontro USP Escola busca promover a formação continuada de docentes da Educação Básica e a interlocução entre a Universidade e a Escola. Através de cursos de atualização, palestras, debates e oficinas em atividades multiculturais e interdisciplinares, em todas as áreas do conhecimento, compartilhamos experiências de pesquisa e de sala de aula e o desejo de transformar a escola pública da direção da equidade e da qualidade socialmente referenciada. Em Julho de 2025 teremos a 26ª Edição, destinada exclusivamente para profissionais que possuem Curso Superior Completo e trabalham na área da Educação.
Quando acontecerá?
14, 15 e 16 de Julho de 2025 [26ª Edição].
Confira os horários e locais de cada curso abaixo.
*As inscrições são destinadas apenas àqueles que possuem curso superior completo. Documentos comprobatórios são obrigatórios para a validação da inscrição, fique atento às datas de confirmação de matrícula (a partir do dia 30/05).
CRONOGRAMACOMO CHEGAR?MAPAS
HORÁRIOS
SEDES: IQ E FFLCH – USP BUTANTÃ
Os horários a seguir correspondem ao cronograma planejado àqueles que realizarão seus cursos no Instituo de Química ou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas no Campus USP Butantã.

SUBSEDES*
Os horários a seguir correspondem ao cronograma planejado àqueles que realizarão seus cursos nos Institutos externos à Sede.

CAMPUS BUTANTÃ
TREM
DESÇA NA ESTAÇÃO CIDADE UNIVERSITÁRIA – LINHA 9 ESMERALDA
Entre na Cidade Universitária pela Portaria de Pedestres CPTM da USP. Os ônibus 8082-10, 8083-10 e 8085-10 passam por esta parada.
Clique aqui para conferir o horário de funcionamento das portarias do Campus Butantã
METRÔ E ÔNIBUS
DESÇA NA ESTAÇÃO BUTANTÃ – LINHA 4 AMARELA
Dirija-se ao Terminal Metrô Butantã
Verifique através dos Trajetos das linhas BUSP qual ônibus se enquadra melhor para o Instituto em que acontecerá o seu curso!!!
CARRO
P1 USP – Portaria 1 da Universidade de São Paulo – Praça Prof. Reynaldo Porchat, S/N – Butantã, São Paulo – SP, 05508-100.
P2 USP – Portaria 2 da Universidade de São Paulo – Av. Professor Mello Moraes, s/n – Butantã, São Paulo – SP, 05508-030.
P3 USP – Portaria 3 da Universidade de São Paulo – Av. Corifeu de Azevedo Marques, s/n – Butantã, São Paulo.
Clique aqui para conferir o horário de funcionamento das portarias do Campus Butantã
São Paulo - Campus Butantã
FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES
Haverá atividades curtas no 26º Encontro?
No 26º Encontro, a ser realizado em julho de 2025, somente docentes USP poderão ministrar atividades curtas.
Haverá modalidade de difusão e atualização nessa edição?
Não. Na 26º edição teremos apenas a modalidade de atualização, destinada a professores da rede pública ou privada.
Quantas horas de aulas estão previstas para ministrar o curso presencialmente? As atividades extraclasses fazem parte do programa do curso?
Os cursos ocuparão os 3 dias sendo a seguinte carga horária: segunda-feira 14 de julho 6 horas, terça-feira e quarta-feira 7 horas cada dia (totalizando 20 horas presenciais). Todos os cursos serão cadastrados com 30 horas – necessário para serem homologados tanto pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como pela Secretaria do Município de São Paulo, as outras 10 horas complementares serão indicadas como atividades extra-classe supervisionadas – leitura de textos, produção de atividades/planos de ensino ou mesmo exercícios para serem discutidos nas aulas presenciais, assim essas atividades deverão fazer parte do programa do curso.
As 10 horas de atividade extraclasse poderão ser feitas após o fim do curso? Há um limite para isso?
Se acaso forem produções como avaliações, planos de estudos ou atividades semelhantes, podem sim ser contabilizadas nessas horas extra-classe, com prazo máximo de 15 dias após o encerramento
Quem pode participar do Encontro USP Escola?
O público alvo do Encontro são os professores da rede pública ou privada. Entretanto, se na edição a ser cursada existir a modalidade de difusão, alunos de graduação também são bem vindos. No 26º não teremos a modalidade de difusão.
Qual a diferença entre as modalidades “difusão” e “atualização”? Por onde fazer a minha inscrição?
A inscrição pelo formulário de difusão é destinada a alunos de graduação. Já a inscrição pelo Apolo é destinada apenas a professores da rede pública ou privada.
Me inscrevi pelo Apolo e não recebi meu certificado. O que fazer?
A) Verificação de Frequência: A primeira etapa consiste em garantir que você tenha assinado a lista e atingido a frequência mínima de 70%. B) Verificação de Dados Pessoais: Caso tenha assinado a lista de presença, o próximo passo é verificar se seus dados pessoais estão corretos e completos no sistema. Para isso, é necessário consultar o seu serviço de graduação. C) Envio de Solicitação: Se as duas etapas anteriores estiverem concluídas, o último passo é enviar um e-mail para o endereço encontro.usp.escola@usp.br. No título do e-mail, coloque a palavra “Certificado Atualização”, e no corpo do e-mail, informe seu nome completo e as atividades nas quais participou. A equipe responsável pelo evento irá investigar sua situação. Caso tudo esteja correto (frequência superior a 70% e dados pessoais completos e corrigidos), o certificado será emitido e enviado por e-mail.
Me inscrevi pelo formulário de difusão e não recebi meu certificado. O que fazer?
A) Verificação de Frequência: A primeira etapa consiste em garantir que você tenha assinado a lista e atingido a frequência mínima de 70%. B) Envio de Solicitação: Se a primeira etapa estiver concluída, o último passo é enviar um e-mail para o endereço encontro.usp.escola@usp.br. No título do e-mail, coloque a palavra “Certificado Difusão”, e no corpo do e-mail, informe seu nome completo e as atividades nas quais participou. A equipe responsável pelo evento irá investigar sua situação. Caso tudo esteja correto (frequência superior a 70% e dados pessoais completos e corrigidos), o certificado será emitido e enviado por e-mail.