Objetivos: Curso realizado à partir de propostas de vivências musicais relacionadas de forma interdisciplinar com as outras linguagens da arte, pautadas nas abordagens ativas da música, fundamentadas principalmente na Rítmica Dalcroze e na Abordagem Orff-Schulwerk. Serão propostas atividades em que os cursistas serão convidados a vivenciar propostas musicais, sempre acompanhadas de uma conversa, fundamentação teórica e da reflexão sobre a prática da sala de aula.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Renata de Oliveira Seguchi | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Integrar metodologias ativas e novas tecnologias ao ensino da Língua Inglesa para grandes grupos de crianças, proporcionando uma abordagem dinâmica, criativa e fundamentada nos principais referenciais teóricos e técnicos do campo. O curso propõe-se a ir além da exposição de conteúdos, promovendo a participação ativa dos professores e professoras, com atividades que poderão ser replicadas após o curso em suas realidades escolares.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Thômas Felipe Rodrigues | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Oferecer subsídios voltados ao ensino-aprendizagem de literaturas africanas de língua portuguesa na educação básica, em conformidade com as leis 10.639, 11.645, a BNCC e ao Currículo Paulista, propiciando o compartilhamento de repertório literário e a sistematização das questões científicas decorrentes do seu estudo, visando à elaboração coletiva de estratégias didáticas e pedagógicas. O curso terá como corpus uma coletânea poética selecionada dos cinco países africanos de língua portuguesa — Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe —, abrangendo um recorte temporal desde o século XIX até o presente.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Ubiratã de Souza | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-18h30 (com intervalos)
Objetivos: Os professores participantes conhecerão características do acervo moderno e contemporâneo da instituição por meio do diálogo e reflexão diante das obras expostas; também explorarão materiais de apoio às visitas educativas para os diversos públicos visitantes da instituição. Aspectos das sociedades contemporâneas são debatidos a partir das poéticas das/os artistas, das curadorias e das reflexões em grupo. Os professores participantes são convidados a desenvolverem projetos de ensino da arte que incluam a visita dos seus educandos à instituição cultural.
Unidade: MAC – USP
Docente: Maria Angela Cerri Francoio | Currículo
Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-050
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
Objetivos: Promover a prática do canto coletivo entre professores através da proposição de cânones a duas, três e quatro vozes e montagem de repertório para uma apresentação final.
Unidade: Ribeirão Preto
Docente: Marcos Câmara de Castro | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário:
14/07 | Segunda-feira: 11h15-18h30 (com intervalos)
15/07 | Terça-feira: 08h-17h30 (com intervalos)
16/07 | Quarta-feira: 08h-17h30 (com intervalos)