A fake news no ensino de Língua Portuguesa: discutindo a leitura e a argumentação.
Resumo: “As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) apresentam grande potencial de participação e colaboração, e o documento da BNCC (Brasil, 2018) prescreve o desenvolvimento de habilidades e critérios de curadoria e de apreciação ética e estética no ensino de Língua Portuguesa. Diante da profusão de fake news, de pós-verdades, do negacionismo e de discursos de ódio, a proposta é tratar de abordagens teóricas e metodológicas para o professor de ensino básico. A finalidade é promover em sala de aula a leitura e o posicionamento crítico diante das problemáticas elencadas na BNCC.“
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
Dialogando sobre a prática na própria prática: Aperfeiçoamento Linguístico e Didático em Inglês.
Resumo: “Como base na importância do inglês como língua franca e do papel dos professores de diferentes níveis de ensino na condução do processo de seu ensino-aprendizagem (BNCC, 2017), este curso de formação continuada para professores da rede pública irá focar na discussão de abordagens e métodos no ensino de línguas, no aperfeiçoamento linguístico e letramentos (crítico, digital, multimodal), no processo de avaliação do processo pedagógico, nas formas de interação social e em tecnologias digitais no ensino de inglês.“
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Angela Cristina de Oliveira Corte
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
Escrita em inglês por meio das abordagens processual e de gêneros textuais: do Humano à Consciência Crítica sobre a IA.
Resumo: “O avanço das Inteligências Artificiais (IA) tem desafiado a forma como ensinamos e aprendemos a escrever em língua inglesa. Este curso convida professores à prática da escrita e à reflexão a partir da abordagem do processo de escrita e do gênero textual, em diálogo com uma visão crítica do uso das IAs. Dado o foco no estudo de gêneros textuais, linguagem, tecnologia e perspectivas críticas da matriz de referência para o Concurso Nacional Docente para a área de Letras-Inglês (Brasil, 2025) e na BNCC (Brasil, 2017), espera-se oferecer conceitos relevantes para o fazer docente nos domínios da linguagem escrita. Por meio de atividades práticas e reflexivas, o curso enfatiza a escrita como prática social e meio de desenvolvimento humano no contexto educacional brasileiro. Este curso, apesar de ser sobre o inglês, trabalha conceitos e técnicas de escrita aplicáveis ao português e outras línguas adicionais também. Pré-requisito: inglês pré-intermediário.“
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Marilia Mendes Ferreira
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
Interdisciplinaridade na Arte: proposições pedagógicas para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Resumo: “Este curso propõe um diálogo com professoras(es) da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da interdisciplinaridade no ensino de Arte. Em consonância às habilidades da BNCC para a Arte, também propõe práticas pedagógicas envolvendo distintas linguagens artísticas, a fim de enriquecer seu repertório curricular, pedagógico e avaliativo.”
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Cláudia Valentina Assumpção Galian
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
O leitor escolar, sujeito ativo no ensino de literatura.
Resumo: “Nos documentos oficiais atuais, o leitor tem papel de destaque na interação com o texto, portanto, trata-se de repensar a didática do ensino de literatura, que, nas diferentes etapas de ensino, tradicionalmente tem privilegiado a abordagem técnica ou histórica do texto, sem oferecer oportunidade de fruição ao leitor escolar. Nesse sentido, criar essa condição, tendo o professor como mediador, é um desafio para o ensino. O curso pretende iluminar essa possibilidade. Esses objetivos estão indicados na BNCC e nos currículos do estado e do município de São Paulo.”
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Neide Luzia de Rezende
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.