Ciência Forense como Estratégia Interdisciplinar de Ensino.
Resumo: “A Ciência Forense pode transformar a sala de aula em um espaço investigativo.
Ao integrar ciência e direito, estimula a curiosidade e o pensamento crítico.
A articulação entre saber científico, fundamentos jurídicos e cidadania torna o aprendizado mais dinâmico.
Com tópicos práticos e atuais, a experiência educacional ganha relevância e autenticidade.
Mais do que ensinar, busca-se formar cidadãos responsáveis, comprometidos com a justiça e os direitos humanos.”
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Aline Thaís Bruni
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
Combatendo desinformação na saúde com a química.
Resumo: “O curso traz conteúdos científicos atualizados sobre os temas da desinformação, oncologia molecular, nutrição e sustentabilidade. No plano pedagógico, apresenta uma abordagem investigativa para tratar da questão urgente da desinformação na área de saúde, articulando conceitos das ciências e visando ao desenvolvimento de posturas críticas face à informação. Contribui com objetivos formativos previstos nos conteúdos da BNCC, e sua aplicação à questões contemporâneas fundamentais para o exercício da cidadania.”
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Guilherme Andrade Marson
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
Cronobiologia.
Resumo: “A Cronobiologia é o estudo dos ritmos e relógios biológicos. É um tema que até agora não foi abordado no Ensino Escolar mas que vem se mostrando cada vez mais fundamental para a nossa formação científica mais ampla. Vamos explicar sobre como os ritmos biológicos se sincronizam com os ciclos da Terra, mostrando a importância desse processo para a sobrevivência de todos seres vivos e, em particular, para a saúde humana.”
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Gisele Akemi Oda
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
Da Memorização à Reflexão: estratégias de formulação de perguntas para exploração conceitual no ensino de Química.
Resumo: “O curso tem como foco a discussão sobre a formulação de perguntas que visam a exploração conceitual aplicadas ao ensino de Química. Serão abordados referenciais teóricos que abordam o tema, além de análise, produção e discussão de questões elaboradas ao longo do curso. A proposta visa contribuir para a formação docente e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes em sala de aula.”
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Vinicius André Souza Viterbo
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
Elaboração de questões e atividades para a exploração do tema alimentos no ensino de Química.
Resumo: “O curso proposto trata da temática alimentos (composição, legislação, adulteração, benefícios, riscos à saúde) e algumas possibilidades de abordagens desse tema no ensino de Química. Temas ligados à alimentação humana são recorrentes nos documentos oficiais para a educação, em especial na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista. Na unidade temática ‘Corpo, Movimento e Saúde’ são propostas discussões sobre ‘alimentação, dietas e suplementos alimentares’ (Currículo Paulista -EM, p. 63).”
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Fabio Luiz de Souza
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
No universo da vida a química está em toda parte.
Resumo: “O curso vai introduzir ferramentas para o estudo, debate e tomada de posição sobre alimentos e medicamentos, como é exemplificado no BNCC na área de Ciências da Natureza. A proposta é mostrar as tecnologias envolvidas no planejamento e desenvolvimento de novos fármacos a partir dos conhecimentos da química e bioquímica celular. O curso se propõe a ser 100% prático com uso de softwares de ensino livres da área.”
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Edson Roberto da Silva
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.
Poluição por plásticos no Oceano – levando a praia para dentro da sala de aula.
Resumo: “Neste curso, iremos explorar as principais causas e impactos da poluição plástica nos oceanos; química dos polímeros e microplásticos; estratégias de educação ambiental, cultura oceânica e consumo responsável; e atividades práticas para sala de aula e projetos escolares. O curso trabalha o tema transversal Meio Ambiente e está alinhado à BNCC e ao Currículo Paulista, especialmente à Área de Ciências da Natureza, promovendo competências como investigação científica voltada para o enfrentamento de problemas socioambientais, literacia em ciência e tecnologias, com articulação interdisciplinar e formação para a cidadania.”
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir) | Docente: Renata Hanae Nagai
Programação:
Local: A definir.
Horário:
12/01| Segunda-feira: 11h30-12h30 e 14h-18h30.
13/01 | Terça-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h30 .
14, 15 e 16/01 | Quarta, Quinta e Sexta-feira: 10h30-12h30 e 14h-18h.