Audiovisual


AUDIOVISUAL

Na categoria Audiovisual contemplam-se as seguintes subcategorias:

Projeto e Finalização
Modalidades: Animação, Documentário e Ficção

Desde a criação do concurso a categoria Audiovisual recebeu 279 produções, premiou mais de 30 vencedores e conferiu mais de 100 menções honrosas.

Classificados, os finalistas tiveram o reconhecimento e visibilidade ao apresentarem suas obras em espaços artísticos muito significativos como MAC USP, Centro Universitário Maria Antonia, Paço das Artes, CPC USP, dentre outros que sediaram a Visualidade Nascente.

O Nascente USP também contou com a participação de estudantes, hoje artistas renomados, que foram finalistas e vencedores do programa. Nomes como o do cineasta Paulo Sacramento que venceu com o projeto O Prisioneiro da Grade de Ferro, documentário premiado em festivais de todo o mundo.

 

 

O hoje cineasta e vencedor do Nascente 2013 Renato Duque que teve reconhecimento mundial com o curta de animação Oceano.

A cerimônia de premiação Nascente USP 2018 aconteceu em novembro, dia 30, no Auditório István Jancsón, no campus da USP capital. O valor do prêmio é de R$ 4 mil, sendo dividido em até dois vencedores por categoria.

Em 2018 o trabalho da subcategoria Projeto – ficção de Fernando Ise Dias e Hernandez Borba, aluno da Escola de Comunicações e Artes – ECA, foi o único vencedor da categoria Audiovisual | 26º Nascente USP. Além do premiado houve três menções honrosas – Ricardo Augusto Cioni Engracia Garcia, Vinícius Alexandre Ramos Cerqueira e Vitor Sepinho Apparecido – pelo destaque das produções artísticas.
Neste ano o concurso recebeu 30 inscrições na categoria Audiovisual, numa segunda etapa, foram finalistas 4 produções artísticas, dentre as quais a comissão julgadora composta por três jurados, todos especialistas na área, escolheu a produção de Fernando Ise Dias e Hernandez Borba, aluno do curso superior do audiovisual, como vencedor da categoria.

Trabalho Premiado

A obra Contato é da subcategoria projeto-ficção, de Fernando Ise Dias e Hernandez Borba, aluno da Escola de Comunicações e Artes – ECA, do curso superior do audiovisual. Segundo o artista, Contato é um curta-metragem do gênero thriller que através das convenções genéricas, bem como suas rupturas, busca levantar o debate sobre como as pressões sociais impactam o indivíduo, levando o protagonista ao colapso.


 

Confira os finalistas e premiados da categoria Audiovisual da edição 2018 do Nascente USP