Exposição gratuita da USP celebra Monteiro Lobato como escritor universal

Comunicação - PRCEU - 27/04/2018

MOSTRA PRORROGADA ATÉ 27 DE JULHO

A mostra, que conta com tablets interativos, reúne mais de 130 obras, dentre elas títulos traduzidos e publicados no exterior ao lado de clássicos da literatura universal traduzidos por ele para o público brasileiro

Por Elcio Silva  – Ilustração | Victor Daibert
27/04/2018 15h39

Com obras raras, clássicos, preciosidades e publicações inéditas para o público brasileiro a exposição Monteiro Lobato sem fronteiras, que será realizada gratuitamente na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, a partir de 7 de maio, destaca a trajetória internacional da carreira literária do autor taubateano. A curadoria é do gestor de projetos socioculturais Luciano Mizrahi Pereira e do jornalista produtor cultural Vladimir Sacchetta.

As obras reunidas nesta exposição foram adquiridas ao redor do mundo e fazem parte do acervo do Centro de Documentação do Instituto de Estudos Monteiro Lobato, criado com o objetivo de estimular pesquisadores, produtores culturais e o público em geral, a trilharem novos caminhos sobre a obra do autor.

Com obras infantis e adultas traduzidas em vários idiomas, a mostra trará tablets para consulta de trechos de obras selecionadas pela curadoria. Além do conteúdo digitalizado e interativo, todo o acervo poderá ser consultado através de link do Centro de Documentação, disponível nos tablets.

De acordo com o curador Luciano Mizrahi Pereira a mostra destaca o caráter universal da carreira de Lobato.

“Queremos mostrar a trajetória internacional da carreira de Lobato, traduzido e tradutor. Podemos dizer também que esta exposição celebra Monteiro Lobato como escritor universal, um autor que ultrapassou fronteiras, passeou por diferentes culturas e transcendeu seu tempo. Lobato traduzido e tradutor, um mestre da literatura infantil mundial”, destaca Pereira.

Dentre as obras expostas alguns destaques são as edições de Nasino, Itália, 1945, Don Quixoto de los Niños, Argentina 1938; Reinações de Narizinho (publicada em nove idiomas), Polônia, 1976; O Sací, Japão, 1979, dentre outras centenas de preciosidades literárias.

A exposição tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP é realizada pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade de Taubaté, o Instituto de Estudos Monteiro Lobato e o Porviroscópio Projetos e Conteúdos Culturais.

Exposição Monteiro Lobato Sem Fronteiras
Abertura | 7 de maio de 2018
Visitação | De 7 de maio a 29 de junho – das 8h30 às 18h30 (segunda a sexta-feira)
Onde| Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Sala Multiuso
Rua da Biblioteca, S/N, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP.
Quanto | Gratuito
Agendamento de Monitoria | educativo@bbm.usp.br