
Música Erudita | 2017
Trabalhos Inscritos
NASCENTE 2017 – MÚSICA ERUDITA |
|||
Código | Nome da obra | Descrição | categoria |
001ME | Ponteio | “Ponteio” é uma composição para orquestra de cordas que busca diferentes sonoridades a partir das mutações de um motivo inicial e de acordes formados por sobreposições de quintas justas. Uma peça empolgante com doses de homofonia e contraponto, consonância e dissonância, agitação e calmaria. | composição Ponteio |
002ME | Performance da ária “Rivolgete a lui lo sguardo” de Mozart | Meu trabalho a principio teve um objetivo pessoal didático. Posteriormente se tornou público, com concerto junto a orquestra. Nele são abordados aspectos importantes da interpretação vocal (intenção, fraseado, dinâmica) além de contribuir para um crescimento pedagógico da obra. |
intérprete vocal PDF Performance da ária Rivolgete a lui lo sguardo de Mozart |
003ME | Fantasia do Widmann para clarinete solo | Performance musical da obra “Fantasie” para clarinete solo do alemão Jörg Widmann (1973-). | intérprete instrumental Fantasia do Widmann para clarinete solo |
004ME | Francisco Mignone – 12 Estudos para violão | A obra selecionada exemplifica o objeto de sua pesquisa em andamento na USP, que focaliza aspectos técnicos e interpretativos dos 12 estudos para violão solo de Francisco Mignone compositor paulista que completaria 120 anos em 2017. Caso aprovado para a prova presencial, o candidato pretende tocar uma seleção dos referidos estudos de acordo com o tempo disponível para performance. | intérprete instrumental franscisco-mignone-study |
005ME | Sonata Op. 27 nº3 para Violino solo – Ballade de Eugene Ysaye | Interpretação instrumental da Sonata Op. 27 nº de Eugene Ysaye, para violino solo.
|
intérprete instrumental Sonata Op. 27 nº3 para Violino solo – Ballade de Eugene Ysaye |
006ME | Quarteto de cordas número 2 de Sergei Prokofiev | Pesquisa e interpretação do quarteto de cordas número 2 de Sergei Prokofiev. Prática aliada à análise estética da obra. | intérprete instrumental Quarteto de cordas número 2 de Sergei Prokofiev |
007ME | br[asas] n.1 | Composta para violoncelo solo, br[asas] n.1 é uma coletânea de músicas clássico-contemporânea inspirada em outras formas de manifestações artísticas brasileiras; br[asas] n.1 é inspirada no poema Aprendizado de Vinícius de Moraes e foi composta em 2016. | composição br[asas] n.1 |
008ME | Percursos | Percursos é uma obra composta para duo de percussão que busca trilhar dois diferentes ‘percursos’. Tais percursos se cruzam, separam-se, entrepõem-se e se confundem durante toda a peça. | composição PERCURSOS |
009ME | Sonho Lúcido | Uma mistura de jazz com synthwave, inspirado em um sonho na noite anterior à composição da música. | composição PDF Sonho Lúcido |
OS TRABALHOS 010ME E 011ME FORAM DESCLASSIFICADOS POR NÃO ESTAREM DE ACORDO COM O REGULAMENTO. | |||
012ME | Fantasia de um Relógio em Sol menor | Fantasia composta para grupo de cellos em 4 vozes. Mostra principalmente, experimentação de diversas texturas disponíveis para a formação e diferenciação de seções, descrevendo diversos momentos do dia quando observados por um relógio. | composição fantasia-de-um-relógio-em-sol-menor |
013ME | Desabafo | A obra consiste em um desabafo onde o violão chora suas mais diversificadas tragédias. | composição Desabafo |
014ME | Colapso | Peça para flauta em G, clarinete, clarone e violoncelo, composta entre abril e junho de 2016. A peça trabalha os parâmetros texturais do som de modo a gerar um só fluxo sonoro que passa pelos quatro instrumentos.
|
composição Colapso |
015ME | Interpretação ao piano de duas obras da suíte Próle do Bebê nº2 “Os Bichinhos” VI: O Boisinho de Chumbo e IX: O Lobosinho de vidro | Individual – piano solo
|
instrumental Interpretação ao piano de duas obras da suíte Próle do Bebê nº2 |
016ME | Mario Castelnuovo-Tedesco: Sonatina Op. 205 para flauta e violão | Performance ao vivo de dois movimentos da Sonatina Op. 205 para flauta e violão do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco. O segundo movimento, “Tempo di Siciliana”, apresenta uma rica harmonia e melodias marcantes. Seguindo pelo “Allegretto con spirito” do terceiro movimento, onde virtuosos fugatos e rápidos arpejos desafiam os intérpretes. | instrumental Mario Castelnuovo Tedesco Sonatina Op. 205 para flauta e violão |
017ME | Recital de Viola | Recital de conclusão do curso de viola.
|
instrumental Recital de Viola |
018ME | Reminiscências | Nesta peça busquei explorar diversas formas de reminiscências: elas são aquilo que move a composição, presentes desde a idéia de uma energia que explode e deixa rastros, memórias ao se dissipar, até a forma da peça como um todo (onde a seção final é feita de harmônicos e ruídos suaves, pequenas reminiscências espectrais e afetivas do material inicial). O envelope dinâmico de um ataque forte com lento decaimento é um gerador de materiais, presente naturalmente nos instrumentos de percussão escolhidos e influenciando diretamente no uso dos instrumentos melódicos. | composição Reminiscências |
019ME | Infância | Ciclo de peças para piano escritas à partir de melodias infantis ou de melodias que estejam diretamente relacionadas a acontecimentos de minha infância. Busquei em cada uma delas fazer com que a estrutura fosse capaz de dizer o mais concretamente possível sentimentos específicos, associados a situações específicas. A descrição dessas situações vem através de comentários que devem ser lidos antes da execução de cada uma das peças. | composição Infância |
020ME | Prism – Keiko Abe | Obra para marimba solo da compositora japonesa Keiko Abe. Possui características japonesas marcantes e passagens virtuosísticas e expressivas. | instrumental Prism – Keiko Abe |
021ME | estudo sobre materiais resistentes nº1 – prelude | a peça propõe interferências de escritura e eletrônica em todos os movimentos da suíte nº2 em ré menor para violoncelo (bwv 1008), de j. s. bach. o prelude é o primeiro deles, partindo de de uma linha diagonal traçada sobre a partitura original. | composição estudo sobre materiais resistentes nº1 – prelude |
022ME | Matiz | Matiz é uma peça de caráter experimental, que trabalha nos limites da escuta. Colocando desafios ao intérprete ao explorar sons inusuais, para realizar uma música aberta. Resultado de um trabalho colaborativo entre intérprete e compositor, a peça é uma tentativa de restabelecer essa relação, religando a música contemporânea à sociedade musical. | instrumental Matiz |
023ME | Zigeunerweisen (Gypsy Airs), Op. 20 – Pablo de Sarasate | Zigeunerweisen é uma peça virtuosítica para violino e orquestra composta por Pablo de Sarasate em 1878, nesse aúdio foi usado o seu arranjo para violino e piano. | instrumental Zigeunerweisen (Gypsy Airs), Op. 20 – Pablo de Sarasate |
024ME | Variações Sérias, op. 54, de Felix Mendelssohn | Apresentação da obra em audição | instrumental variações-sérias |