Infelizmente, seu JAVASCRIPT está desabilitado. Habilite o javascript no navegador para ativar o formulário.

  • A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

Música Erudita

 

Musica Erudita 1


Na categoria Música Erudita contemplam-se as seguintes subcategorias:

Composição | Intérprete Vocal | Intérprete Instrumental.

A música clássica, se considerada como representação do repertório de concerto constituído entre 1750 a 1850 na Europa, é de difícil definição. Muitas das características antes associadas a uma diferenciação da chamada música “séria” da música popular são hoje obsoletas. Se durante séculos considerou-se a música clássica como representante de uma cultura letrada e herdeira de uma tradição de saberes conceituais, hoje podemos considerar que muito do repertório  chamado “popular” possui estas mesmas características.

Estendendo esta linha temporal do barroco até os dias atuais, notaremos  ser ainda mais difícil uma definição, um termo que possa exprimir um arcabouço cultural e intelectual tão diverso sem incorrer em imprecisões e generalizações.

Portanto, não há uma caracterização da música clássica que não possa ser, de alguma forma, contestada ou questionada, porém pode-se defini-la, a grosso modo, como aquela fruto do conhecimento erudito, não tendo suas origens nas práticas populares e folclóricas, apesar de, muitas vezes, fazer-lhes referência.

 

Erudita

(Mídia: Carretel Filmes)

As interpretações de Lucas Vieira e  Victor Pompermayer, vencedores em Interpretação Instrumental da 30° Edição do Nascente em 2023

 

Em todas suas participações do concurso, a categoria Música Erudita recebeu 148  inscrições, premiou aproximadamente 35 vencedores e conferiu 50 menções honrosas.

Classificados, os finalistas ganham visibilidade ao apresentar suas obras em Mostras Musicais nos palcos da USP e fora dela.
Já sediaram nosso Festival espaços como o Anfiteatro Camargo Guarnieri, Sesc Pinheiros, Auditório da Biblioteca Brasiliana, o Teatro da Faculdade de Medicina, Auditório Olivier Toni, dentre outros.

O transcurso de suas carreiras ganha brilho e projeção após passarem pelo nosso palco: é fato, o Nascente abre portas e oferece visibilidade para aqueles que se destacam no concurso. 

 
nascente apresentaouo de joyce de souza vencedora msica 111682388909661
Joyce Tripiciano – soprano que venceu o Nascente USP em 2010 e que hoje se apresenta em espaços consagrados da música erudita como Züblin- Haus em Sttutgart, Staatsheater Darmstadt em Darmstadt, no Theater Baden- Baden  -Württemberg, na Alemanha.
 

 

CONFIRA OS FINALISTAS E PREMIADOS EM MÚSICA ERUDITA DA 30° EDIÇÃO DO NASCENTE!