Finalistas e Premiados de Música Popular | 29º Nascente
Mais uma vez o Nascente USP traz a público a qualidade e diversidade da produção musical na Universidade de São Paulo. Nesta edição do prêmio recebemos 32 inscrições na categoria de Música Popular, com trabalhos diversificados e, de modo geral, com níveis técnico e artístico bastante altos. Logo na primeira audição dos trabalhos recebidos, ficou claro para a comissão julgadora que o processo de avaliação não seria dos mais fáceis. Em primeiro lugar, pelo número de trabalhos bem realizados e que apontavam para a maturidade dos artistas envolvidos. A cada nova música escutada, vozes bem articuladas, instrumentistas habilidosos, e compositores e arranjadores criativos imprimiam suas marcas pessoais ao mesmo tempo que revelavam a proximidade com os gêneros e estilos que os influenciaram. Em segundo lugar, pela diversidade das propostas que trafegavam por gêneros distintos, ora se aproximando de práticas urbanas como o rap, ora revisitando formas regionais da música brasileira. Não ficaram de fora as inspirações de caráter mais global como o jazz e o rock, os elementos de improvisação, os ritmos que convidavam à dança e a fusão com as linguagens da música de concerto. Em razão dessa diversidade, a criação de parâmetros de comparação entre os trabalhos tornou-se um desafio para a comissão julgadora.
Além da qualidade artística dos trabalhos, chamou a atenção o refinamento das produções apresentadas. Se em edições passadas era comum recebermos gravações realizadas em condições bastante simples, agora a maior parte dos registros não apenas exibia uma ótima qualidade de gravação, como também indicavam um cuidado com edição e mixagem dos áudios, tornando as músicas ainda mais atraentes. Isso resulta da crescente acessibilidade a tecnologias mais baratas e portáteis, mas que oferecem um enorme potencial para produção em áudio, sem a necessidade de acesso a um estúdio profissional. De certa forma, isso modifica também o próprio métier dos jovens músicos que participaram do Nascente 2022, cujo trabalho não pode mais se limitar à criação e performance musical, mas precisa incorporar outras etapas de pré e pós-produção. É cada vez mais comum ver artistas no início de suas carreiras, cuidando também da divulgação e comercialização de seus trabalhos, tirando proveito das oportunidades abertas pelo uso de tecnologias digitais e dos recursos oferecidos pelas redes sociais. Vale também notar que, embora o formato ‘canção’ ainda domine as produções na categoria de Música Popular, recebemos neste ano trabalhos que apostaram em outras propostas, como a elaboração de arranjos, composição para formação coral ou criação de peças instrumentais, muitas delas apostando na experimentação e inovação.
Por todas essas características, a comissão julgadora teve que levar em conta diversos aspectos na seleção dos finalistas e, posteriormente, na atribuição dos prêmios. Em primeiro lugar, estivemos atentos à diversidade de propostas e buscamos dar espaço para as diferentes categorias dos trabalhos submetidos (composição, arranjo, interpretação vocal e instrumental). Em segundo lugar, num contexto em que o nível técnico esteve relativamente alto, procuramos privilegiar aspectos mais qualitativos dos trabalhos, enfatizando a originalidade e consistência das propostas. Isso ficou claro na excelente apresentação que tivemos dos 10 finalistas que concorreram na categoria de Música Popular, e também na força artística evidente dos trabalhos premiados.
Fernando Iazzetta, Mara Campos, Rogério Luiz Moraes Costa
CARNAVALHA
Sol Clavell: Alexandre D’Elboux Filho & Guilherme Beraldo Guedes da Silva Bacharelado em Música com Habilitação em Composição; Licenciatura em Música | ECA
Composição
Carnavalha
Carnavalha surge a partir da proposta de explorar as várias facetas da canção urbana brasileira ao longo do tempo.
À partir de influências do samba e MPB; o diálogo com gêneros da música eletrônica como o dubstep, french house e electronica brasileira; a música se utiliza de sampling, live processing de instrumentos e sintetizadores, e experimentações no uso de instrumentos e equipamentos para unir esses gêneros.
O processamento dos instrumentos e sons recontextualiza a ideia dos papeis dos performers que executam a obra: o violão dispara sons que não são associados ao violão; a controladora/launchpad é tocada com o gestual físico do pandeiro de samba. A letra, inspirada no samba canção, ilustra a partir de uma métrica e rima constante a história de uma personagem obstinada e trata de temas como rancor e remorso, temáticas presentes no gênero em compositores como Lupicínio Rodrigues.
DENTRO ALI – LUEDJI LUNA (REMIX COM TÁSSIA REIS)
Laura Parisi Mestrado em Direito | FDRP
Interpretação vocal
Dentro Ali – Luedji Luna (Remix com Tássia Reis)
Música interpretada com voz e violão.
ABRINDO AS ASAS (ASA BRANCA)
Thales Salvador Lima de Morais Doutorado em Tecnologia Nuclear | IPEN
Arranjo
Abrindo as asas
É um arranjo instrumental para viola brasileira solo inspirado na canção Asa Branca, criada por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A melodia, harmonia, assim como a dinâmica do arranjo, apresentam diferentes sentimentos a cada exposição do tema, além de proporcionar um diálogo entre os universos da canção e do instrumento através do ritmo do baião e do pagode típico das rodas de viola.
ANDROMEDA
Eduardo Martinez Camargo Bacharelado em Música com habilitação em Composição | ECA
Composição
Andromeda
Obra composta e gravada para piano solo. Nela busco misturar diversas influências como o pop, a música brasileira e o jazz. Ela faz uso de improvisação e tem toda uma introdução criada espontaneamente, além disso também contém toda uma seção intermediária de improvisação sobre a base estabelecida anteriormente.
BRICOLAGEM Nº 1
Vítor Vieira Machado Bacharelado em Música com habilitação em Composição | ECA
Composição
Bricolagem Nº 1
É uma peça para Quatro Tenores que usa a metalinguagem para discursar sobre o processo de criação musical e seus caminhos. Para tal, foram selecionadas 9 canções de variados compositores e compositoras, das quais pequenos trechos, motivos ou letras foram extraídos e transformados e assim utilizados para a composição da peça. Neste processo pode ser encontrada a provocação de que tudo que se cria vem de algum lugar. Ninguém inventa algo do nada. Todos estamos atrelados aos nossos contextos sociais e musicais e nossas trajetórias de vida e escuta..
CANÇÃO DO MALCRIADO
Manoel Augusto Lourenço Barbosa Letras | FFLCH
Composição
Canção do malcriado
Música autoral que mescla influências diversas da música brasileira no trabalho do autor.
CHORO ETERNO – CELSO MACHADO
Henrique da Silva Carvalho Bacharelado em Música com ênfase em violão | ECA
Interpretação instrumental
Choro Eterno
É uma peça recém escrita pelo compositor brasileiro Celso Machado para mim.
DOMINGO
Francisco Penteado Dias LETRAS | FFLCH
Interpretação vocal
Domingo
Gravação de faixa avulsa feita em estúdio. Homenagem a um amigo.
PAI
Roberto Mejia Avelino Mestrado em Culturas e Identidades | IEB
Interpretação vocal
Pai
Obra autoral feita em homenagem ao meu pai. Ele foi uma das muitas vítima da Covid.
PIANO
Isabel Maria de Fátima Roriz Pompeu de Pina Mestrado em Musicologia | ECA
Interpretação vocal
Piano
Canção para piano e voz de Filipe Monreau, Bebel Roriz e Gennyson Ponce.