
Unidade: Escola de Comunicações e Artes – ECA
Curso: Artes Visuais
Série sem título
Série de três trabalhos, de dimensões similares, que associam imagens impressas, pintura e a técnica de encáustica (em parafina ou cera de abelha).
Sem título #1 | impressão, acrílica e parafina sobre madeira | 52 x 39.5 cm | 2018.
Sem título #3 | impressão e cera de abelha sobre madeira | 50 x 38 cm | 2018.
Unidade de ensino: Escola de Comunicações e Artes – ECA
Curso: Artes Visuais
Série sem título
Série formada por duas encausticas desenvolvidas a partir de estudos sobre a vanguarda Russa, utilizando como referências Malevich, Chagall, Lissitzky e Yakerson, produzidas em 2018. Propõe-se uma rediscussão entre esquemas de composição, procedimentos e representação deste período histórico.
Unidade de ensino: Escola de Comunicações e Artes – ECA
Curso: Artes Visuais
Título: Sem Título da série Estado Transitório
Parte de uma série de pinturas, óleo sobre tela, em que represento paisagens naturais inserindo silhuetas de prédios de São Paulo. Dessa forma, questiono as noções pré-estabelecidas pelo imaginário humano entre paisagem natural e artificial, remetendo a uma imagem construída pela mente.
Em minha produção, penso a paisagem como um objeto dinâmico, passível de mutação e constantemente reformulado pelo imaginário humano. Quando a pintura mostra uma paisagem ela enquadra um espaço e conduz o olhar por entre os planos pictóricos. Nesse sentido a pintura cerceia espaços para construir um lugar de reflexão sobre aquilo que nos cerca, que em algum momento nós a chamamos de paisagem. Manter essa paisagem em constante processo de reconstrução é uma forma que encontro para evidenciar o quanto ela em si é um conceito em aberto. Me coloco como um construtor de paisagens, propondo intervir no imaginário da paisagem, questionando a noção da realidade. Aponto para a necessidade de discutir o complexo Paisagem Natural X Paisagem Artificial, e para tanto, nesta
série, elegi a paisagem urbana do centro de São Paulo, o skyline que circundava meu atelier durante a residência, onde utilizo das silhuetas dos prédios como primeira camada de paisagem, e então crio paisagens naturais que constituem uma segunda camada. Os prédios aparecem na pintura apenas pelo seu contorno já que são realizadas com máscaras e deixam aparente a base de preparo da tela, como uma parte inacabada da pintura. Desta maneira, além de colocar em evidencia as duas noções de paisagem, crio num paralelo que perturba a real existência física dos dois, remetendo a uma imagem construída pela mente, uma ilusão ou um devaneio.
Sem título da série Estado transitório #1 | óleo sobre tela | 20 x 30 cm | 2017.
Sem título da série Estado transitório #2 | óleo sobre tela | 30 x 30 cm | 2018.
Unidade de ensino: Escola de Comunicações e Artes – ECA
Curso: artes visuais
Títulos: BICHOS – grupo 11 / BICHOS – grupo 22
Série de pinturas composta por dois grupos diferentes da tabela do jogo do bicho. A escolha dos animais se deu por acaso, pela sorte, tal qual o funcionamento do próprio jogo. Essas pinturas são como um outdoor que não possui proporções suficientes para estarem imersos na paisagem da cidade ou como figurinhas gigantes que também não possuem proporção para estarem em um álbum. Os bichos são diferentes entre si: cada um possui características específicas, talvez narrativas que estejam subentendidas; pode ser cartão de aposta no jockey, pode ser posto de gasolina que não existe mais. Mas são grupos, cabeça ou milhar. São jogatina. E as frases — tiradas de casa de bicheiro ou de entrevistas de jogador de futebol — funcionam justamente como dispositivo que reiteram o lugar desses bichos.
Série BICHOS – grupo 11 | óleo, acrílica e giz pastel sobre lonita | 207 x 147 cm | 2017.
Série BICHOS – grupo 22 | óleo, acrílica e giz pastel sobre lonita | 207 x 149 cm | 2018