
O objetivo principal do Encontro é promover a formação continuada de docentes da Educação Básica com cursos de atualização, palestras, debates e oficinas em atividades multiculturais e interdisciplinares, em todas as áreas do conhecimento, compartilhando experiências de sala de aula e o desejo de transformar a escola pública.
Quer saber mais? Acesse o artigo “Uma história de 10 anos de formação permanente de educadores e a sua participação na interação universidade-escola”
Desde o início, a proposta do Encontro tinha como objetivo reunir docentes e pesquisadores da universidade, professores da rede pública estadual e municipal, e alunos de Licenciatura, não apenas para um conjunto de cursos de atualização, mas também para debates sobre temas contemporâneos. Surgido em 2007, como uma ação da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física, o Encontro ampliou-se em 2011, com a adesão dos organizadores ao Programa Novos Talentos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Encontro IFUSP-Escola transformou-se no Encontro USP-Escola, com a adesão de docentes da USP de várias áreas de conhecimento, bem como de docentes do ensino básico, que trouxeram para o evento questões urgentes da prática escolar.
Atualmente, o evento é organizado pela Universidade de São Paulo conjuntamente com a Associação dos Professores de Escolas Públicas (APEP). Os cursos são abertos a docentes de todo o país, de todas as especialidades e níveis acadêmicos, mas, com prioridade para docentes da rede pública do ensino básico.
O Encontro USP Escola é o único programa que oferece cursos, palestras e oficinas de formação continuada para professores de todas as disciplinas do Ensino Básico, em um único evento.
No atual momento histórico, em que a informação é rapidamente disseminada por meio da internet, há muitas propostas de reformulação da Educação Básica e do papel dos docentes. Assim, o Encontro propõe uma perspectiva de reflexão, investigação e estímulo à postura crítico-reflexiva, como possibilidade de construção de uma Educação consistente com a realidade do século XXI.
A denominação “Encontro” é intencional, e aponta para a possibilidade de troca de ideias e conhecimentos entre a comunidade uspiana e a comunidade escolar. A primeira, voltada para o a investigação em várias áreas do conhecimento, bem como para projetos de inovação no ensino e para a formação de professores para o ensino básico; a segunda, voltada para a prática, para a realidade da escola e para as questões e debates e propostas que suscita. O Encontro favorece a criação de redes coletivas de pesquisa e projetos, tanto entre docentes do ensino básico, como entre os docentes das duas comunidades, como um meio importante de favorecer ações inovadoras em tempos de renovação da educação.
As atividades oferecidas pelo Encontro USP-Escola buscam basear-se nos seguintes parâmetros:
Os cursos de 30 horas organizados pela USP são geralmente reconhecidos pelas secretarias municipais de educação, e, no caso da rede estadual, recebem certificação reconhecida pela EFAPE da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Se você é integrante da comunidade escolar (educador, coordenador, supervisor) venha participar do Encontro USP-Escola!