TEXTO

Na categoria Texto contemplam-se as seguintes subcategorias:

Crônica, Prosa Ficcional (conto, novela e romance), Poesia, Reportagem e Dramaturgia.

Os participantes da categoria de texto encontram no Nascente USP uma oportunidade de exposição e divulgação de sua produção literária.
Muitos escritores que hoje fazem parte de circuitos literários nacionais e internacionais tiveram passagem pelo nosso concurso como o escritor, roteirista, colunista e jornalista José Roberto Torero vencedor do Nascente e ganhador do prêmio Jabuti em 1995.

Um dos livros publicados por José Roberto de Torero, vencedor do Nascente USP em 1992.

A atriz e escritora Eda Nagayama tem uma carreira sólida no mundo das artes cênicas e viu no Nascente USP uma possibilidade de expressar seu talento literário e obteve o primeiro lugar do concurso em 2011. Anos depois seu trabalho vencedor Desgarrados foi publicado pela editora Cosac Naify.

A atriz e escritora Eda Nagayama, vencedora do Nascente USP em 2011

Em todas suas participações do concurso, a categoria Texto recebeu aproximadamente 3.022 trabalhos inscritos. Na edição 2018 o concurso premiou 02 trabalhos vencedores e conferiu 09 menções honrosas.

Os estudantes inscritos no concurso têm a oportunidade de participar do Sarau Literário Nascente, evento em que podem declamar seus trabalhos e confraternizarem. O Sarau desse ano além de oferecer um palco para a leitura dos textos pelos candidatos inscritos no concurso de 2019, divulgará ao vivo quem serão os finalistas ao prêmio Nascente USP da área literária.

Confira os finalistas e premiados da categoria Texto da edição 2018 do Nascente USP

 


” Vencer o Programa Nascente foi um estímulo muito pessoal, pois mostrou que o filho do pedreiro e da empregada doméstica pode produzir arte, sim, além de consumir!
(…) O Nascente abriu um novo caminho na minha trajetória, me colocou em contato com pessoas que não conheceria de outra maneira e também possibilitou uma divulgação maior do meu trabalho, pois trouxe convites para entrevistas e outras formas de promoção artística.


Manuscritos do Poeta sem Musa
Jeferson Santiago de França