Infelizmente, seu JAVASCRIPT está desabilitado. Habilite o javascript no navegador para ativar o formulário.

  • A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

Texto

Texto 1

Na categoria Texto contemplam-se as seguintes subcategorias:

Crônica, Poesia, Prosa Ficcional (conto, novela e romance), Mangá/Graphic Novel, HQ e Reportagem

Os participantes da categoria de texto encontram no Nascente USP uma oportunidade de exposição e divulgação de sua produção literária.

Muitos escritores que hoje fazem parte de circuitos literários nacionais e internacionais tiveram passagem pelo nosso concurso como o escritor, roteirista, colunista e jornalista José Roberto Torero vencedor do Nascente e ganhador do prêmio Jabuti em 1995.

 
nascente b4336879ccf61919f3347e5dfde485c7

Um dos livros publicados por José Roberto de Torero, vencedor do Nascente USP em 1992.

 

A atriz e escritora Eda Nagayama tem uma carreira sólida no mundo das artes cênicas e viu no Nascente USP uma possibilidade de expressar seu talento literário e obteve o primeiro lugar do concurso em 2011. Anos depois seu trabalho vencedor Desgarrados foi publicado pela editora Cosac Naify.

 
MG 3365

A atriz e escritora Eda Nagayama, vencedora do Nascente USP em 2011

 

Em todas suas participações do concurso, a categoria Texto recebeu aproximadamente 3.022 trabalhos inscritos.

Os estudantes inscritos no concurso têm a oportunidade de participar do Sarau Literário Nascente, evento em que podem declamar seus trabalhos e confraternizarem.

 

Texto

Texto Diuliane de Castilhos, vendeora da categoria Texto do Nascente 2023 com a coletânea ‘pequenas brutalidades’ (Mídia: Carretel Filmes)

 

Em sua trigésima edição, o Programa Nascente ofereceu desafios ainda maiores na categoria texto. Afora a maior diversidade de gêneros discursivos a que os trabalhos estavam afiliados, havia temas sensíveis relacionados à vida nas cidades, tais como: a (des)ordem dos afetos; os sintomas da angústia; a resistência aos gestos totalitários; as variadas formas de traduzir os modos de representatividade etc.

Nesse cruzamento entre o fator individual e o dado coletivo, destacaram-se obras gráficas, ensaios e outras produções em verso e prosa que fundiam as esferas pública e privada, que sugeriam múltiplas formas de intervenção. 

Jean Pierre Chauvin, Leonardo Gandolfi e Maria Clara Paixão

 

CONFIRA OS FINALISTAS E PREMIADOS EM SARAU LITERÁRIO DA 30° EDIÇÃO DO NASCENTE!