Infelizmente, seu JAVASCRIPT está desabilitado. Habilite o javascript no navegador para ativar o formulário.

  • A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

Artes Cênicas

 

Artes Cenicas 1


Na categoria Artes Cênicas contemplam-se as seguintes subcategorias:

Direção Direção | Dramaturgia (texto dramatúrgico) | Interpretação em Grupo | Interpretação Individual

O diretor, antes de tudo, é um decifrador de códigos. Cada elemento (movimento, iluminação, corpo e expressão), torna-se, a partir da sua ação consciente, um objeto; um cenário de diálogo com o público.

O segredo do artista é a interação, o reconhecimento do dualismo ator -público: projeta e torna real, tangível e expressiva sua interpretação, formando a imagem indelével da obra na memória do espectador sem, contudo, pretender inculcar no público sua visão da obra. Apenas ser o que é –  o personagem.

Todos os elementos constituintes do cenário, figurino e trilha sonora, não são arbitrariamente escolhidos. Cada um possui, em si, forma e função: a vocação para a maximização do sentido e “alma” da obra.

Sem dúvida a luz é o elemento revelador: vital, dá suporte aos outros elementos constituintes da peça. Recorta fragmentos no espaço, isola atores, revela altura, perfil, contornos e profundidade. Também expressão – revela sentimentos. Nela o ator liberta-se ao mundo criativo da fantasia, dos desejos: torna-se arte em sua maior expressão.

Em todas suas edições, o nível artístico dos participantes do Programa Nascente – Categoria Teatro é de excelência, o que torna difícil a tarefa da Comissão Julgadora, formada por especialistas de grande relevância em sua área, ao escolher o candidato ou grupo de maior destaque.

Além da oportunidade ímpar de aprimorar suas aptidões, o Programa Nascente oferece a visibilidade e notável reconhecimento aos finalistas da categoria, tendo estes a oportunidade de apresentarem-se em espaços culturais de prestígio como o Teatro da USP (TUSP), Teatro da Faculdade de Medicina e o Teatro Municipal Alfredo Mesquita.

Já participaram do Programa Nascente muitos artistas e grupos de grande talento, dentre eles Juliana Piesco: vencedora do 26° Nascente na categoria Artes Cênicas na subcategoria Direção.

 
Popular

Apresentações dos vencedores: “Ordinário: 2 atores em 5x sem juros” de Ana Alencar; e “Nica” de Elisa Band. 30° Edição (Mídia: Carretel Filmes)



Nascente Usp

Apresentação de Moisés Mendoza Baião, um dos vencedores da 28° Edição (Foto: Bruno Poletti)

 

Trabalhos Premiados no 30º Nascente USP (2023)

[…] Na lida com os materiais enviados pelas pessoas participantes, há distintos elementos que nos chamam a atenção. Assistindo aos registros em vídeo, por exemplo, há algo de um desejo de ver de perto. Em relação aos textos, nos habita certa intuição, inquietação, de que artistas criadores possam dar a ver a vontade de teatro presente naquelas palavras – e nas apresentações da Mostra Nascente, ano após ano percebemos a potência da dramaturgia enquanto palavra em ação.

Amilton de Azevedo, Sayonara Pereira e Ferdinando Martins
(Comissão Julgadora de Artes Cênicas)

 

 

CONFIRA OS FINALISTAS E PREMIADOS EM ARTES CÊNICAS NA 30° EDIÇÃO DO NASCENTE!