Infelizmente, seu JAVASCRIPT está desabilitado. Habilite o javascript no navegador para ativar o formulário.

  • A+
  • A-
Fechar

Artes Cênicas

 

Artes Cenicas 1


Na categoria Artes Cênicas contemplam-se as seguintes subcategorias:

Direção | Interpretação Individual (Monólogo) | Dramaturgia (Texto Dramatúrgico)

O diretor, antes de tudo, é um decifrador de códigos. Cada elemento (movimento, iluminação, corpo e expressão), torna-se, a partir da sua ação consciente, um objeto; um cenário de diálogo com o público.

O segredo do artista é a interação, o reconhecimento do dualismo ator -público: projeta e torna real, tangível e expressiva sua interpretação, formando a imagem indelével da obra na memória do espectador sem, contudo, pretender inculcar no público sua visão da obra. Apenas ser o que é –  o personagem.

Todos os elementos constituintes do cenário, figurino e trilha sonora, não são arbitrariamente escolhidos. Cada um possui, em si, forma e função: a vocação para a maximização do sentido e “alma” da obra.

Sem dúvida a luz é o elemento revelador: vital, dá suporte aos outros elementos constituintes da peça. Recorta fragmentos no espaço, isola atores, revela altura, perfil, contornos e profundidade. Também expressão – revela sentimentos. Nela o ator liberta-se ao mundo criativo da fantasia, dos desejos: torna-se arte em sua maior expressão.

Em todas suas edições, o nível artístico dos participantes do Programa Nascente – Categoria Teatro é de excelência, o que torna difícil a tarefa da Comissão Julgadora, formada por especialistas de grande relevância em sua área, ao escolher o candidato ou grupo de maior destaque.

Além da oportunidade ímpar de aprimorar suas aptidões, o Programa Nascente oferece a visibilidade e notável reconhecimento aos finalistas da categoria, tendo estes a oportunidade de apresentarem-se em espaços culturais de prestígio como o Teatro da USP (TUSP), Teatro da Faculdade de Medicina e o Teatro Municipal Alfredo Mesquita.

Já participaram do Programa Nascente muitos artistas e grupos de grande talento, dentre eles Juliana Piesco: vencedora do 26° Nascente na categoria Artes Cênicas na subcategoria Direção.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG-4236-1024x683.jpg

Vencedores da subcategoria Direção do 26° Nascente



Nascente Usp

Apresentação de Moisés Mendoza Baião, um dos vencedores da 28° Edição (Foto: Bruno Poletti)

 

Trabalhos Premiados no 28º Nascente USP (2021)

[…] Dentre as finalistas, uma bonita diversidade temática e formal. Arraigada – a saga popular de uma heroína, apresentação de monólogo de Giovani Bruno Magalhães Costa (Técnico em Teatro/EAD-ECA), celebra a ancestralidade do artista em uma homenagem à sua mãe e suas histórias – e o que elas podem significar para a memória coletiva de uma população.

A última raposa do mundo, de Moisés Mendoza Baião (Letras/FFLCH), é uma fábula pós-apocalíptica. Na poesia desenhada pelas palavras, a cena torna-se imaginação, mas sem perder de vista o diálogo com o mundo que nos cerca.

Comissão Julgadora da Categoria de Artes Cênicas

 

 

CONFIRA OS FINALISTAS E PREMIADOS EM ARTES CÊNICAS NA 29° EDIÇÃO DO NASCENTE!