Semana de Arte e Cultura da USP oferece mais de 150 atividades gratuitas

Comunicação - PRCEU - 13/09/2016

Evento, que está na 21ª edição, abre as portas da Universidade para atividades culturais voltadas à sociedade.

Entre os dias 19 e 26 de setembro, a Universidade de São Paulo realiza um de seus maiores eventos culturais: a Semana de Arte e Cultura. Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP – PRCEU, a 21ª edição do evento oferece mais de 150 atividades gratuitas em cinco campi da universidade, com programação em diversas unidades. Apresentações de música, dança, cinema, artes visuais, palestras, exposições, oficinas, e saraus são algumas das atrações.

Desde 1997, a Semana de Arte e Cultura da USP serve como espaço para que professores, alunos e funcionários apresentem atividades, especialmente formatadas, para o público das diversas cidades onde a USP atua, criando assim oportunidades de interação entre o espaço acadêmico e a população.

Entre as atrações, haverá, por exemplo, oficinas abertas ao público, como o workshop para atores O Ator Rapsodo, destinado aos jovens aspirantes às artes; e apresentações gratuitas do espetáculo Cantata para um Bastidor de Utopias, baseado no texto Mariana Pineda, de Federico García Lorca, que traz, em quatro atos, cenas que tratam de momentos históricos de opressão e utopia, como a Guerra Civil Espanhola, o Golpe Militar no Brasil e a atual conjuntura histórica. Essas ações serão realizadas pela Cia. do Tijolo e oferecidas tanto em São Carlos, no Sesc São Carlos, como também em Ribeirão Preto, no Memorial da Classe Operária.

Já no Instituto de Matemática e Estatística, no Butantã, diversas atrações mostram as relações da matemática com diferentes tipos de arte, como por exemplo A Geometria das Mandalas, Concertos de Computação Musical e A Beleza Geométrica nos Mosaicos Árabes. No interior de São Paulo destacamos o 17º Sarau da Odonto, na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, a apresentação filarmônica da série Concertos USP em parceria com o Instituto de Física de São Carlos realizada no teatro municipal da cidade e a Noite Coral na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, em Piracicaba.

Para conferir a programação completa e mais informações, os interessados podem visitar o site: https://prceu.usp.br/semanadearteecultura

Semana de Arte e Cultura

Quando | De 19 a 26 de setembro | segunda a segunda
Onde | Diversos Campi da USP: São Paulo, Piracicaba, São Carlos, Lorena e Ribeirão Preto