• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Oficina Fachadas da Bela Vista leva arte do MAC-USP para a Casa de D. Yayá

Oficina Fachadas da Bela Vista leva arte do MAC-USP para a Casa de D. Yayá

Centro de Preservação Cultural - 07/10/2019

Programação do Domingo na Yayá de 20 de outubro tem atividade paralela à exposição Museus e Acervos da USP

 

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, sediado na Casa de D. Yayá, recebe em outubro o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP para a oficina Fachadas da Bela Vista, com participação livre para adultos e crianças.

O tema da oficina é a obra  Casas, produzida em 1953 pelo artista Alfredo Volpi e que hoje pertence ao acervo do MAC-USP. Após uma roda de conversa sobre a tela, os educadores do museu vão propor a participação em jogos e a produção de desenhos e pinturas. A ideia é buscar inspiração nas construções e moradias das ruas da Bela Vista, bairro conhecido como Bixiga, para reproduzir uma temática recorrente no trabalho de Volpi, a representação de fachadas. Assim como Volpi, os participantes usarão a ténica da pintura a têmpera, preparando as tintas a partir de pigmentos e claras de ovos.

A atividade integra a exposição Museus e Acervos da USP, em cartaz na Casa de Dona Yayá, que tem a proposta de divulgar o rico conjunto de acervos e coleções que fazem parte do patrimônio cultural da Universidade e cumprem importante papel na construção do conhecimento, pesquisa científica e extensão universitária. As oficinas, realizadas em parceria com os museus da USP, vêm acontecendo desde o início deste semestre. Nessas atividades, as equipes dos setores educativos dos museus são convidadas para integarir com o público que visita a Casa, apresentando uma amostra de suas coleções.

Dentre esses acervos destaca-se o do MAC-USP,  com de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações, de  artistas como Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark . Criado 1963, o museu é hoje considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional. Atua na gestão do acervo, na produção de pesquisa e na disseminação do conhecimento para a sociedade, mantendo ainda à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.

 

casas

Domingo na Yayá –  Oficina Fachadas da Bela Vista 

Data

20/10/2019

Horário

das 11h às 12h30

Local

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Entrada gratuita – Para todas as idades

Parceria CPC/MAC-USP

 

 

 

Casas (1953), Alfredo Volpi. Acervo MAC-USP

Oficina Fachadas da Bela Vista leva arte do MAC-USP para a Casa de D. Yayá
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.