• A+
  • A-
Fechar
USP Diversidade realiza ações de saúde em atenção à Consciência Negra

USP Diversidade realiza ações de saúde em atenção à Consciência Negra

Comunicação - PRCEU - 09/11/2021

Testes e exames gratuitos visam alertar para necessidade de ações específicas direcionadas a grupos vulneráveis

USP Diversidade e a saúde da população negra

O Programa USP Diversidade promove no próximo dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, ações gratuitas de saúde abertas à população em geral. As atividades acontecerão no Centro Maria Antonia, que também é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e está localizado na região central da cidade de São Paulo.

Serão realizados testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis, aferições da pressão arterial, dosagens de glicemia, oficinas de biossegurança e prevenção à covid-19, além da distribuição de materiais educativos e kits de saúde sexual em parceria com Instituto Cultural Barong.

“A ação USP Diversidade e Saúde da População Negra tem o objetivo de alertar para a necessidade de ações e políticas públicas mais específicas a partir de uma data tão importante no calendário nacional que é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra”, afirma a coordenadora do programa, Ana Paula Morais Fernandes.

Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgados em 2018 alertam que os negros têm a maior incidência de problemas de saúde evitáveis no Brasil. São casos como hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose e mortes maternas e infantis. “Não se trata de uma população doente, mas com maior vulnerabilidade provocada por fatores sociais de saúde ou baixas condições sanitárias”, complementa a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

Serviço:

USP Diversidade e Saúde da População Negra

Quando: 19 de novembro (sexta-feira) das 10 às 16 horas.
O quê: Testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis; aferições da pressão arterial; dosagens de glicemia; oficinas de biossegurança e prevenção à covid-19 e distribuição de materiais educativos e kits de saúde sexual.
Quanto: gratuito e aberto a todos, com atendimentos por ordem de chegada.
Onde: Centro Maria Antonia da USP. Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo-SP (perto das estações Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília do metrô)

USP Diversidade e Saúde da População Negra
  • 19/nov/2021 até 19/nov/2021
        
    Não há Comentários :(
     
    Atenção! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.