A edição de 2019 do Nascente USP visa dar continuidade a uma vontade implantada na Universidade de São Paulo desde 1990, pelo então Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária João Alexandre Barbosa, em parceria com a professora Ana Mae Barbosa, que ocupava a direção do MAC/USP, qual seja a de criar um canal contínuo para a reunião da produção ligada às artes, por parte dos estudantes provindos de diferentes perfis de formação.
Temos tido uma ajuda substancial nessa trajetória, na constatação da manutenção de muita força e disposição por parte dos inscritos e participantes da íntegra das edições, que não só mantém o fôlego, como podem ainda com suas propostas nos fazer revisar constantemente as estruturas e os formatos de atuação.
Atingimos um significativo número de inscrições na edição atual, onde se pode notar que a qualidade e diversidade da produção nos diversos campos das artes continua de alto nível, tanto no que diz respeito à construção e desenvolvimento dos trabalhos quanto no que é relativo às posturas críticas diante da cultura contemporânea.
O que se pretende é que esse acontecimento anual se torne cada vez mais um lugar de reflexão para a comunidade universitária frente a uma coletividade mais alargada. Buscamos, em função disso, concentrar o máximo de exposições e apresentações no Centro Maria Antônia, levando a produção de nossos alunos a um local central da cidade, de fácil acesso e de trânsito mais contínuo.
O Nascente USP vem dando mostras também de seu vigor na manutenção do binômio teoria e prática, como faces indissolúveis na presença das artes como instrumento de diálogo partilhado no tecido da Universidade e não só nos centros específicos de formação artística.
É, portanto, com entusiasmo que mais uma vez consolidamos a construção de todas as frentes do Programa, abrindo desde já os trabalhos para a próxima empreitada, nessa já longa caminhada, onde muitos puderam e ainda podem se manifestar nas festas e as frestas das inteligências e dos sentidos.