Palestra gratuita na Brasiliana USP analisa fontes na arte cristã de herança barroca

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - 10/07/2018

O repertório analisado é do final do século XVIII e início do XIX e faz parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) realiza em 11 de de julho, das 14h às 17h, a palestra Entre fontes textuais, iconográficas e tridimensionais. Uma narrativa de estudo sobre a arte cristã de herança cultural barroca. O evento gratuito será ministrado pela pesquisadora Silveli Maria de Toledo Russo.

Na palestra, a pesquisadora fará uma análise de obras representativas que compõem o repertório de fontes iconográficas e textuais (manuscritas e impressas) do acervo da BBM, utilizadas em um âmbito que contextualiza as práticas da religiosidade e de seus artefatos, manifestos e latentes, no Brasil, sobretudo entre as últimas décadas do século XVIII e os anos iniciais do século XIX, numa amostragem de documentos e imagens que visam a articulação em torno do tema.

A pesquisa busca no diálogo interdisciplinar dos registros iconográficos e textuais (ao alcance do espaço institucionalizado dos acervos públicos), e as fontes tridimensionais, que compõem toda a materialidade dos artefatos religiosos (atualmente sob a guarda de colecionadores), corroborar hipóteses de usos, fabrico e circulação – na altura da consolidação do ocularcentrismo da Euro-América.

002856 IMAGEM 031

Confira o Programa

1. Contextualização de fontes textuais e iconográficas, tendo em vista observar: 1.1 a dinâmica das narrativas de cronistas, viajantes e de membros da Igreja Católica (Impressão – Padroado Régio) e fieis devotos; 1.2 as características formais dos espaços religiosos e sua integração com os móveis e objetos de cunho religioso, em articulação com as soluções arquitetônicas e ornamentais incorporadas;

2. Análise de móveis e objetos de cunho artístico/religioso coevos, salvaguardados em acervos particulares paulistanos, a estabelecer cronologias, designações estilísticas, nomenclaturas e tipologias.

Palestra | Entre fontes textuais, iconográficas e tridimensionais.
Uma narrativa de estudo sobre a arte cristã de herança cultural barroca

Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin –  Sala Villa-Lobos
Rua da Biblioteca s/n, Cidade Universitária
Quando | 11 de julho de 2018 – Das 14h às 17h
Ministrante: Pesquisadora Silveli Maria de Toledo Russo (BBM) http://lattes.cnpq.br/7573249855241439.
Inscrições: por e-mail bbm@usp.br ou telefone (11) 3091-1154, no período de 26 junho a 06 de julho de 2018.
Evento gratuito e aberto ao público.

• Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
    • Rua da Biblioteca s/n, Cidade Universitária