A Incubadora USP de Cooperativas Populares é um Programa de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo que atua no fomento à Economia Solidária.
Fundada em 1998, a partir de um grupo de estudos coordenado pelo professor Paul Singer e da iniciativa da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (CECAE), a ITCP-USP incentiva e apoia a constituição de empreendimentos em comunidades da periferia da cidade de São Paulo, formando grupos para a prática da autogestão e sua inserção no mercado em diversas atividades econômicas, como alimentação, confecção e costura, agricultura urbana, produção de produtos de limpeza e higiene, prestação de serviços e assistência técnica em informática. Trabalhadores que procuram alternativas de geração de renda frente à desigualdade e ao desemprego organizam-se em cooperativas de trabalho, cujos princípios básicos são a posse coletiva dos meios de produção e distribuição, a gestão democrática e a valorização do trabalhador.
Tais empreendimentos são criados por meio de um processo de “incubação” que consiste na educação permanente, visando a autonomia e a emancipação dos grupos incubados, bem como o desenvolvimento de novas relações de produção e de trabalho. A relação constituída com os grupos é baseada na concepção de educação popular de Paulo Freire, marcada pelo diálogo entre o saber da comunidade e o saber acadêmico. A indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão é outro pressuposto importante. A formação e a produção de pesquisas são práticas que fazem parte da intervenção realizada pela ITCP. Desde 1999, a ITCP-USP compõe a Rede Nacional de ITCPs. Espalhadas por todo o país, atualmente cerca de 40 instituições de ensino superior têm programas similares.
Confira aqui as publicações de sistematização dos 20 anos da ITCP.
Notícias do programa:
Formação em marketing digital e comércio eletrônico para Economia Solidária (mar/2021)
ITCP presta homenagem à professora Sylvia Leser de Mello (jan/2021)