• A+
  • A-
Fechar

A PRCEU

Livreto institu A4 digital (1)_compressed (1)

 

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade.

Em uma universidade pública, este papel é de grande importância pois representa justamente o elo entre a instituição e a sociedade que a mantém. Se por um lado é essencial que a universidade leve até a comunidade seus conhecimentos e preste serviços, por outro é igualmente importante criar pontes em que se permita também à sociedade se fazer ouvida pela universidade e levar até ela sua realidade, suas demandas e seu conhecimento.

A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de cursos, programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade.

As formas de atuação são variadas: parte das ações ocorre no âmbito de diversos centros de cultura, em diferentes localidades, e que desenvolvem atividades com foco nas artes cênicas, no cinema, na música, nas artes plásticas, na preservação cultural e patrimonial, na literatura e na difusão científica.

Outras ações são desenvolvidas no âmbito de programas institucionais da PRCEU que possuem focos de extensão e relacionamento direto com a comunidade interna e externa à USP. Os temas trabalhados pela equipe da PRCEU nesses programas incluem assuntos como inclusão, acessibilidade, diversidade, empreendedorismo, economia solidária, escolha de carreiras, ingresso na USP, estímulo à revelação de talentos, terceira idade, relacionamento com a comunidade e com menores em situação vulnerável, atualização de professores e a abertura e apresentação dos campi da USP para o público.

Por fim, a PRCEU tem papel no gerenciamento dos cursos de extensão oferecidos à comunidade em diversas modalidades, desde os cursos mais curtos de difusão, até as residências multiprofissionais e especializações.

CLIQUE AQUI para baixar o livreto institucional em PDF.