• A+
  • A-
Fechar

Formação Profissional

Atividades que visam qualificar, desenvolver ou aperfeiçoar habilidades próprias de uma profissão, diferindo das atividades de “Educação Continuada” pelo caráter eminentemente prático desenvolvido em seus projetos de formação através do treinamento em serviço.

Prática Profissionalizante
A Prática Profissionalizante visa aprimorar o exercício da atividade profissional. Destinados aos profissionais da saúde, que vem ampliar seus conhecimentos em determinada área, em sistema de reciclagem, para obter aprimoramento específico e definido, destinado e aplicado em trabalho profissional de caráter pessoal ou em atividade institucional de natureza universitária.

Programa de Atualização
O Programa de Atualização visa desenvolver no participante um conhecimento ou uma técnica em determinada área ou disciplina, destinando-se ao público em geral, sem exigência de escolaridade mínima.

Residência
A Residência tem como objetivo o aprofundamento do conhecimento científico e proficiência técnica por meio de treinamento em serviço. As Residências em Área Profissional da Saúde criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são modalidades de pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 5.760 horas, orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, e Física Médica.
A residência pode ser:

Categoria Multiprofissional – o programa constituído por pelo menos 03 profissões da saúde, e como Residência em Área Profissional da Saúde.
Categoria Uniprofissional – o programa constituído por 1 profissão da saúde, conforme Resolução CNRMS nº 02 de 2012.

 

AVISO IMPORTANTE:
A regulamentação dos cursos de extensão universitária da USP sofreu modificação em 2 de dezembro de 2019, inclusive no que diz respeito às políticas de gratuidade. Saiba mais clicando aqui.