Educação Continuada e Pós-Graduação

Cursos que envolvem prática ou aprendizagem pós-formação acadêmica. Do ponto de vista profissional, é o conjunto de esforços necessários ao profissional para acompanhar as mudanças da sua área de atuação.

Especialização
O Curso de Especialização é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, com duração mínima de 360 horas. Deve ser constituído como um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, que visa a qualificar profissionais em campo determinado de conhecimento. De natureza técnico-profissional, possibilita aos interessados aprofundar seus conhecimentos e competências em uma determinada área, aprofundando o ensino de graduação.

Aperfeiçoamento
Com carga-horária mínima de 180 horas, o Curso de Aperfeiçoamento é um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, ministrado somente a alunos graduados, com o objetivo de ampliar conhecimentos em campos específicos da atividade profissional.

Atualização
Visa difundir o progresso do conhecimento em determinadas áreas ou disciplinas. Com carga horária mínima de 30 horas, é destinado aos interessados em rever e aprimorar suas atividades profissionais, além de interagir com profissionais da área. São destinados a quem deseja ampliar conhecimentos em sua área de interesse ou conhecer novas áreas de atuação, melhorando sua capacitação profissional.

AVISO IMPORTANTE:
A regulamentação dos cursos de extensão universitária da USP sofreu modificação em 2 de dezembro de 2019, inclusive no que diz respeito às políticas de gratuidade. Saiba mais clicando aqui.