• A+
  • A-
Fechar

USP e as Profissões

Criado em 1990, o Programa USP e as Profissões tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, sejam orientados na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Dessa forma, o programa oferece aos pré-vestibulandos diversas oportunidades de acesso às informações necessárias à escolha mais consciente da área de formação dentre aquelas existentes na USP, permitindo, também, a redução do índice de evasão na Universidade.

As principais ações do programa são as feiras USP e as Profissões e as visitas monitoradas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos às unidades de ensino e pesquisa da USP em seus sete campi.

As feiras de profissões acontecem anualmente desde 2001 no interior (em esquema de rodízio entre os diversos campi) e desde 2006 na capital, atraindo um grande público.

Nas visitas monitoradas, os docentes e alunos da Universidade expõem suas visões sobre os cursos e as unidades de ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade e promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos.

O programa é voltado também para informar aos educadores de todas as atividades culturais e de extensão oferecidas pela Universidade, aproximando-os de sua rica variedade de museus, órgãos e institutos.

Para o ano de 2020, em razão da pandemia de covid-19, as visitas monitoradas estão suspensas temporariamente, mas a feira USP e as Profissões ocorreu de forma digital, apresentando online uma programação que incluiu vídeos exclusivos, lives, bate-papos, orientação vocacional e apresentações artístico-culturais.

 

USP e as Profissões
  • Coordenadora Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
    
Existem 0 Comentários
 
Os comentários estão fechados.