Criado em 1990, o Programa USP e as Profissões tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, sejam orientados na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Dessa forma, o programa oferece aos pré-vestibulandos diversas oportunidades de acesso às informações necessárias à escolha mais consciente da área de formação dentre aquelas existentes na USP, permitindo, também, a redução do índice de evasão na Universidade.
As principais ações do programa são as feiras USP e as Profissões e as visitas monitoradas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos às unidades de ensino e pesquisa da USP em seus sete campi.
As feiras de profissões acontecem anualmente desde 2001 no interior (em esquema de rodízio entre os diversos campi) e desde 2006 na capital, atraindo um grande público.
Nas visitas monitoradas, os docentes e alunos da Universidade expõem suas visões sobre os cursos e as unidades de ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade e promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos.
O programa é voltado também para informar aos educadores de todas as atividades culturais e de extensão oferecidas pela Universidade, aproximando-os de sua rica variedade de museus, órgãos e institutos.
Em razão da pandemia de Covid-19, as visitas monitoradas estão suspensas temporariamente, mas a Feira USP e as Profissões ocorreu de forma digital em 2020 e 2021, apresentando online uma programação que incluiu vídeos exclusivos, lives, bate-papos, orientação vocacional e apresentações artístico-culturais.