O Coral Universidade de São Paulo (Coralusp) foi criado em 1967 denominado, inicialmente, “Coral Universitário Poli-Enfermagem” por ser integrado por alunos e alunas da Escola Politécnica e Escola de Enfermagem, logo se abriu à comunidade universitária e à comunidade em geral, incorporando-se à Reitoria da Universidade. Em meados da década de 70 se agregou à Coordenadoria de Atividades Culturais, passando a formar novos grupos corais dentro e fora do campus USP/Butantã.
O Coralusp é, hoje, aberto à participação tanto da comunidade uspiana quanto da sociedade em geral, sendo composto por 12 grupos e 03 oficinas corais, sediados na Cidade Universitária, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na Casa Dona YaYá (Centro de Preservação Cultural) e no Tendal da Lapa, sob a condução artística de 07 regentes corais, congregando aproximadamente 560 cantores.
Com o objetivo de aprimorar a atuação dos cantores, o Coralusp oferece a todos eles um programa de orientação didática em técnica-vocal e estruturação musical. Seu variado acervo de obras corais, majoritariamente composto por arranjos de música popular brasileira encontram-se disponíveis para consulta.
Para acessar Coral Universidade de São Paulo clique aqui
Desde sua criação vem desenvolvendo um estilo próprio, aproximando o erudito e o popular, reunindo em seu repertório os mais diversos gêneros musicais. Apresenta-se para públicos variados, no país e no exterior. Já esteve na Europa e África, bem como nos EUA e na Argentina, sendo detentor de 5 premiações da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes.
De 1989 até o presente se constitui como um dos diversos órgãos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.