• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Conferências Breves aproximam crianças e jovens da ciência

Conferências Breves aproximam crianças e jovens da ciência

Centro Universitário Maria Antonia - 22/11/2018

Iniciativa trará pesquisadores de ponta de diversas áreas do conhecimento para conversas com o público a partir de 12 anos

Por Sandra Lima | Projeto Gráfico Paulo Netto/Thaís do N. Pedro

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta o programa “Conferências Breves”, a partir de 1º de dezembro, sempre aos sábados, às 15 horas, com entrada gratuita. Não é necessário efetuar inscrição prévia. O ciclo terá continuidade ao longo de 2019.

O objetivo é trazer pesquisadores de ponta em diferentes áreas do conhecimento para falar de seu campo e de suas pesquisas para um público a partir de 12 anos de idade. O programa é inspirado nos programas de rádio do filósofo alemão Walter Benjamin destinados ao público jovem.

O convidado fará uma explanação de 1 hora sobre o tema de sua pesquisa, com abertura para o diálogo com o público de cerca de 40 minutos. A ideia é tornar temas complexos inteligíveis. Segundo a diretora do Maria Antonia, Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, “não há um caráter de divulgação científica, mas de compreensão alargada do mundo em que vivemos”.

Confira a programação para dezembro:

Data: 1º de dezembro (sábado) às 15 horas

Tema: Os vários tempos do tempo presente: história e América Latina

Responsável: Professora Gabriela Pellegrino Soares da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

 

Sobre a palestrante

 

gabriela

Gabriela Pellegrino é professora livre-docente da USP de História da América Independente, coordenadora do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEAH) e da equipe brasileira do projeto internacional com universidades da França e dos Estados Unidos. Suas pesquisas têm se concentrado na história indígena, particularmente no Peru e no México, e à história da educação, dos usos da escrita e da produção e circulação de impressos, sobretudo na Argentina, no Brasil e no México. É autora, entre outros, do livro Semear horizontes: uma história da formação de leitores na Argentina e no Brasil (1915-1954) e, com Maria Ligia Coelho Prado, de História da América Latina. É colaboradora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp, Fundação Padre Anchieta/TV Cultura) e pesquisadora associada da Biblioteca Brasiliana da USP.

 

Data: 8 de dezembro (sábado) às 15 horas

Tema: Quem cria o Direito? O legislador, o juiz ou você?

Responsável: professor Samuel Barbosa da Faculdade de Direito da USP

 

Sobre o palestrante

samuel

Samuel Barbosa é professor doutor da Faculdade de Direito da USP e investigador principal do Maria Sibylla Merian International Centre for Advanced Studies in the Humanities and Social Sciences. É presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD). Possui graduação em Direito e doutorado em Teoria do Direito pela USP, e mestrado em Ciências da Religião-Antigo Testamento pela Universidade Metodista de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Instituto Max-Planck para História do Direito Europeu (Frankfurt a/M) em 2013-2014 e foi pesquisador visitante nesse Instituto em 2017. Foi bolsista do Programa de Formação de Quadros do Cebrap (1999-2000) e pesquisador do Projeto Temático “Direito e Democracia”. Realiza pesquisas em História do Direito e Teoria do Direito.

 

 

Data: 15 de dezembro (sábado) às 15 horas

Tema: O que o Brasil perde e o que ganha com as mudanças climáticas globais

Responsável: professor Marcos Buckeridge do Instituto de Biociências da USP

 

Sobre o palestrante

marcos

Marcos Buckeridge é biólogo e foi pesquisador científico do Instituto de Botânica de São Paulo (Jardim Botânico) durante 20 anos. Fez mestrado pela Unifesp, doutorado na University of Stirling (Escócia) e pós-doutorado na Purdue University nos EUA. Hoje é professor titular e diretor (2019-2021) do Instituto de Biociências da USP. Na primeira fase de sua carreira após o doutorado (1995 a 2005), estudou a fisiologia de árvores de biomas brasileiros visando obter usos sustentáveis para a biodiversidade nacional. A partir de 1999 iniciou estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas globais sobre plantas cultivadas (cana, soja, feijão, sorgo etc) e nativas da Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e Caatinga. Seus trabalhos nesta área o levaram a participar como coautor de um dos capítulos do Quinto Relatório do Painel Governamental das Mudanças Climáticas (IPCC). Foi um dos dois autores brasileiros do Relatório Especial 1.5C Warming World, publicado em outubro de 2018. Em 2003, passou a concentrar também os seus esforços na área da bioenergia. Foi diretor científico do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) entre 2009 e 2012.  Desde 2008 é o coordenador, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (INCT do Bioetanol). Desde 2016 é também pesquisador associado do Instituto de Estudos Avançados da USP, onde coordena o Programa USP-Cidades Globais, que reúne um grupo de pesquisadores cujas pesquisas visam melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que vivem na metrópole paulistana. Já publicou mais de 180 trabalhos e capítulos de livros, editou dois livros nacionais e três internacionais. É editor de revistas científicas internacionais, como Bioenergy Research e Trees: structure and function. Desde 2015 é presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Sobre Walter Benjamin

Ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão. Entre 1927 e 1932 apresentou programas de variados gêneros em emissoras de rádio de Berlim e Frankfurt, que consistiam em sua maioria em palestras radiofônicas sobre livros e questões culturais. Entre elas, nas chamadas “peças radiofônicas” (Hörspiele), encontram-se conferências, leituras literárias, resenhas de livros e histórias infantis. Ao todo, somam-se 86 programas com periodicidade variada, 60 dos quais ele mesmo se encarregou da leitura de apresentação. O pensador alemão dá às crianças um lugar ativo e de destaque na cultura ao propor uma programação que tivesse por interlocutores as crianças, no contexto do surgimento de uma nova tecnologia – o rádio.

Serviço

Programa Conferências Breves

Onde | Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | sábados às 15 horas

1º de dezembro: Os vários tempos do tempo presente: história e América Latina

Gabriela Pellegrino Soares

8 de dezembro: Quem cria o Direito? O legislador, o juiz ou você? – Samuel Barbosa

15 de dezembro: O que o Brasil perde e o que ganha com as mudanças climáticas globais – Marcos Buckeridge

Classificação | 12 anos

Duração | 100 minutos

Quanto | Grátis

Conferências Breves aproximam crianças e jovens da ciência
    • Conferências Breves aproximam crianças e jovens da ciência
    • Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP
    • São Paulo - SP
    • CEP: 01222-020
    • tel: (11) 3123-5202
    • www.facebook.com/maria.antonia.usp/
    • Sábado
    • Das 15:00 às 16:40
Não há Comentários :(
Os comentários estão fechados.