USP inaugura radar meteorológico de alta precisão

Comunicação - PRCEU - 16/06/2016

A Universidade de São Paulo inaugurou no dia 14 de junho, no Parque CienTec, radar meteorológico de alta resolução que possibilitará precisão inédita no monitoramento das chuvas.

Por Elcio Silva e Michel Sitnik
Fotos: Elcio Silva

Inaugurado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Parque CienTec), o radar meteorológico possui a mais nova tecnologia de monitoramento de chuva de alta resolução. A inovação permitirá avanços significativos nos sistemas de alerta de previsões hidrológicas e de tempestades severas, em tempo real e, além disso, permitirá calcular as rajadas de vento com mais precisão e também identificar a formação de tempestades elétricas. O radar está instalado na cabeceira do Córrego do Ipiranga, local estratégico para monitorar a cidade de São Paulo e seus arredores.

Diferente do equipamento atual operado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) que abrange um raio de 200 km, mas só prevê chuvas com resolução de um quilômetro quadrado a cada cinco minutos, o novo radar tem cobertura em um raio de 60 km – o suficiente para cobrir toda a Região Metropolitana de São Paulo – e detecta chuvas em áreas de 75 metros quadrados a cada minuto, o que permite identificar informações de chuvas com detalhamento de ruas, quarteirões e bairros, por exemplo.

O radar meteorológico de alta resolução é fruto de parceria entre o Governo da França, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica e o Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (CEPED) da USP, contando com a coordenação dos professores Carlos Augusto Morales, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e Mario Thadeu Leme de Barros, da Escola Politécnica.

Este novo radar será incorporado aos sistemas de alerta hoje em operação na região, como o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura Municipal de São Paulo, a Central de Alerta do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e o Sistema de Alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

As imagens do novo radar estarão disponíveis no site http://chuvaonline.iag.usp.br.

Entre os presentes no evento de inauguração, estiveram o Vice-Reitor da USP no exercício da Reitoria, prof. Dr. Vahan Agopyan, a Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão no exercício da Pró-Reitoria, profa. Dra. Ana Cristina Limongi-França e o cônsul geral da França em São Paulo, Damien Loras.

Confira as imagens do evento de inauguração:

USP inaugura radar meteorológico de alta precisão
  • Classificação: Livre