Um dos importantes papéis da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é levar o docente a tomar conhecimento das expectativas da sociedade para conciliar, na pesquisa, o rigor metodológico e a relevância social. Além disso, é ela quem planeja, coordena e executa eventos das áreas de cultura e extensão dentro da Universidade de São Paulo, através de seus onze órgãos, de seus programas e de seus projetos. Para as atividades realizadas nas Unidades de Ensino, Institutos Especializados e Museus, a Pró-Reitoria atua como Órgão indutor, normativo e de fomento. A missão da PRCEU volta-se, igualmente, à disseminação, em seu âmbito, dos valores essenciais à vida acadêmica, entre os quais ressalta o zelo constante pela excelência das relações com a sociedade.

Atividades culturais e de extensão exigem, por sua própria natureza, uma sintonia plena com estes valores e também com as expectativas da comunidade. A partir deste conceito são definidas premissas orientadoras de seu trabalho, aprovadas por seu Conselho Central respectivo, o CoCEx.

Tais premissas, nas áreas de cultura e extensão universitária, são as seguintes:

  • mobilizar alunos da comunidade para novas formas de manifestações artísticas e culturais;
  • estimular a participação externa, através de Conselhos Consultivos, em todos os órgãos da Pró-Reitoria;
  • desenvolver atividades conjuntas com Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos Especializados e Museus, a partir do entendimento de que são centros de pesquisa especializados dinâmicos que ajudam a analisar o passado, entender o contemporâneo e pensar o futuro;
  • assumir uma postura crítica em relação aos meios de comunicação de massa dada a sua importância quanto ao seu papel formador da cultura na sociedade brasileira e latino-americana.

A extensão universitária é uma credencial de excelência, porque somente universidades com história e altos índices de qualidade no âmbito da pesquisa e do ensino podem repassar à sociedade, em forma de serviços ou ensinamentos, o conhecimento acumulado em todas as áreas. É o traço que melhor caracteriza o perfil de universidade pública, entendida esta como instituição a serviço da coletividade. Entretanto, a extensão universitária, ainda hoje, carece de reconhecimento, parcialmente, por não haver efetivamente se concretizado, nos diplomas regimentais da Universidade, como prática nos trabalhos acadêmicos dos departamentos.

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
  • Rua da Reitoria, 374 - 3° andar, ala sul
  • Cidade Universitária - São Paulo - SP
  • CEP: 05508-220
  • tel.:(11) 3091-3357/3091-3469