O Conselho de Cultura e Extensão Universitária (CoCEx) possui quatro câmaras para assessorá-lo em suas deliberações: a Câmara de Ação Cultural e de Extensão Universitária, a Câmara de Avaliação dos Núcleos de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária, a Câmara de Cursos de Extensão e a Câmara de Formação Profissional. Cada câmara é composta por sete membros titulares do CoCEx, sendo seis docentes e um discente, eleitos pelos seus pares em votação secreta.

Câmara de Ação Cultural e de Extensão Universitária

À Câmara de Ação Cultural e de Extensão Universitária compete especificamente: propor ao Conselho de Cultura e Extensão Universitária (CoCEx) diretrizes políticas de ação cultural e extensão universitária; manifestar-se, para posterior deliberação do CoCEx, sobre programas de ação cultural e de extensão universitária acompanhando-os e avaliando-os; deliberar sobre matérias delegadas pelo CoCEx; exercer as demais funções que lhe forem conferidas pelo Pró-Reitor ou pelo CoCEx.

Membros da Câmara de Ação Cultural e de Extensão Universitária

Câmara de Cursos de Extensão

A Câmara de Cursos de Extensão foi criada por Resolução do Conselho de Cultura e Extensão Universitária, em 2000, e suas funções dizem respeito à proposição de diretrizes políticas de extensão acadêmica ao CoCEx; homologação, nos casos previstos pelo Conselho, dos cursos de extensão, acompanhando-os e avaliando-os; deliberação sobre matérias delegadas pelo CoCEx; e atendimento das demais funções que lhe forem conferidas pelas instâncias superiores.

Seus membros reúnem-se com regularidade mínima quinzenal para apreciação de novas propostas de cursos de extensão universitária, tanto na modalidade presencial como na forma EaD, bem como para realização de acompanhamento e avaliação de cursos em andamento ou já encerrados. Ao longo do mês, são avaliados em média 200 cursos de extensão, entre propostas de educação continuada e cursos de difusão.

Membros da Câmara de Cursos de Extensão

Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde – COREMU

No que se refere aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, diante da exigência do Ministério da Educação de constituição de uma instância coordenadora, foi constituída em 2012 a COREMU, Comissão Assessora da Câmara de Formação Profissional. A esta Comissão competem planejar e zelar pela execução dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde e atividades correlatas, no âmbito de qualquer das unidades, órgãos, entidades assistenciais e de ensino da Universidade de São Paulo e respectivas instituições associadas ou conveniadas; coordenar, organizar, articular, supervisionar, normatizar e acompanhar o conjunto dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde; definir diretrizes, aprovar os editais e acompanhar o processo seletivo de candidatos aos programas, assim como as avaliações de desempenho dos aprovados ao longo do desenvolvimento dos programas; acompanhar e avaliar sistematicamente os programas.

Seus membros reúnem-se com regularidade mínima mensal para realização de acompanhamento e avaliação de Programas de Residência, bem como questões correlatas à execução de seus projetos.

Câmara de Avaliação dos Núcleos de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária

A Comissão de Avaliação dos NACEs, criada em 2000, é uma comissão assessora do Conselho de Cultura e Extensão, responsável pela aplicação da regulamentação pertinente aos Núcleos de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária.

São incumbências da Comissão de Avaliação dos NACEs: Análise e aprovação dos relatórios de atividades dos Núcleos; apreciação de propostas de criação de novos Núcleos; análise sistemática da qualidade administrativa dos recursos destinados ao financiamento dos Núcleos.

Seus membros reúnem-se com regularidade bimestral para realização de acompanhamento e avaliação dos Núcleos de Apoio.

Membros da Câmara de Avaliação de NACEs

Câmara de Formação Profissional

A Câmara de Formação Profissional, criada a partir de 2011, tem como incumbências propor ao CoCEx diretrizes políticas de extensão em formação profissional; homologar, nos casos previstos em Resolução específica, as atividades de formação profissional, acompanhando-as e avaliando-as; deliberar sobre matérias delegadas pelo CoCEx e exercer demais funções que lhe forem conferidas pelo Conselho.

Seus membros reúnem-se com regularidade mínima mensal para apreciação de novas propostas de atividades de formação profissional, bem como para realização de acompanhamento e avaliação de atividades em andamento ou já encerradas. Ao longo do mês, são avaliados em média 100 projetos de atividade de formação profissional, entre práticas profissionalizantes, programas de atualização e residências.

Membros da Câmara de Formação Profissional

Por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária