Curricularização da extensão universitária é tema de série de encontros na USP

Comunicação - PRCEU - 09/04/2024

Visitas aos diversos campi da USP discutem a implementação da curricularização da extensão em cumprimento a regulamentação do Conselho Nacional de Educação

Por Elcio Silva | Foto de Capa Marcos Santos / USP Imagens
9/4/2024 – 14h50

A Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) USP iniciou uma série de encontros com o objetivo de discutir e viabilizar a implementação da curricularização da extensão universitária na grade curricular dos cursos de graduação. Os encontros realizados em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) acontecem nos diversos campi com a participação de docentes, membros de comissão de graduação e de cultura e extensão e diretores de unidades de ensino e pesquisa, institutos especializados e museus. Para participação presencial a inscrição deve ser feita neste neste link

Em 2018 o Conselho Nacional de Educação estabeleceu que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação. A resolução nº 7/2018 define que se entende por modalidades extensionistas os programas; projetos; cursos e oficinas; eventos; e prestação de serviços. Todas essas atividades devem passar por avaliações continuadas e devem ter seu registro na Instituição de Ensino Superior.

Marli Quadros Leite durante encontro realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin em 9 de abril de 2024. Imagem transmissão youtube.

Marli Quadros Leite durante encontro realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin em 9 de abril de 2024. Foto – Transmissão Youtube.

Segundo Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, as atividades extensionistas curriculares “são importantes para a formação integral dos estudantes”. A pró-reitora ressalta ainda a popularização do conhecimento. “Chegou o momento de levarmos a extensão para o currículo. Assim que nossos estudantes saírem para trabalhar neste sentido o impacto social é muito grande. É o meio de integrar definitivamente a universidade e a sociedade de modo mais amplo.”

Para a implementação efetiva na Universidade de São Paulo foi criado um guia da curricularização, que demonstra diversas dessas possibilidades para aplicação nas disciplinas regulares dos alunos. A extensão universitária não segue a mesma lógica das disciplinas, com caráter mais abrangente, pode incluir incluir pessoas e parcerias externas em sua execução.

As atividades extensionistas também possibilitam que os envolvidos no processo possam utilizar a carga horária desenvolvida em processos de progressão na carreira funcional. Todas as atividades serão registradas e homologadas no sistema Apolo da USP. Cada uma dessas ações voltadas para a sociedade são exercidas por estudantes sob a coordenação de um docente.

A Pró-Reitoria de Graduação realizou um trabalho preliminar com a revisão de todas as ementas dos cursos de graduação para identificar as disciplinas com atividades extensionistas para que o cálculo fosse contemplado. O Sistema Júpiter, que engloba as informações de graduação, terá interface com o sistema Apolo para que o cálculo das atividades extensionistas sejam efetivamente computados.

Aluisio Segurado, pró-reitor de graduação da USP. Foto Cecília Bastos / USP Imagens.

Para Aluisio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de graduação, “não se trata apenas de um cumprimento de regulamentação normativa nos cursos de graduação do Brasil, mas também o reconhecimento da própria USP da importância e da condição imprescindível de incluir no processo formativo dos estudantes momentos de interação com a sociedade, de tal sorte que ele reconheça a importância de sua ação profissional em benefício da comunidade que ele irá servir no futuro”.

Os encontros visam esclarecer as inúmeras possibilidades para os docentes e estudantes em ações que complementam as disciplinas regulares e aproximam a Universidade da sociedade. Todos os eventos são transmitidos pelo Youtube. Perguntas sobre o tema podem ser enviadas remotamente pelos docentes via formulário do google. Clique aqui. Os vídeos ficam disponíveis também no site cultura.usp.br.

Curricularização da Extensão
Confira o calendário dos próximos encontros

10 de abril – 10 horas

Unidades: FE, IP, EEFE

Local : FE – Auditório Lisete Arelaro

11 de abril – 14 horas

Unidades: FAU, FEA, IRI

Local FAU – Auditório Ariosto Mila

15 de abril – 10 horas

Unidade: EEL

Local : Via Google Meet

22 de abril – 14 horas

Unidades: ESALQ, CENA

Local : ESALQ – Sala da Congregação

23 de abril – 14 horas

Unidades: IQSC, EESC, IAU, ICMC, IFSC

Local: IQSC – Anfiteatro Prof. Edson Rodrigues

24 de abril – 14 horas

Unidades: FZEA, FMVZ

Local: FZEA – Anfiteatro do Prédio Central do Campus “Fernando Costa”.

29 de abril – 14h30

Unidades: FOB, HRAC

Local : FOB – Teatro Universitário Prof. Dr. “Dioracy Fonterrada Vieira”.

30 de abril – 14 horas

Unidades: MAE, MAC, MP, MZ