Coral da USP comemora 50 anos com festival musical gratuito

Comunicação - PRCEU - 19/05/2017

O 12º Festival CoralUSP  reunirá apresentações de todos os grupos do coral e também de convidados entre os dias 5 e 11 de junho

O Coral da USP comemora cinquenta anos de atividades com a 12ª edição do Festival CoralUSP.  O evento gratuito, que contará com apresentações de todos os grupos do CoralUSP e de convidados, acontece no Centro de Difusão Internacional da USP, na Cidade Universitária, de 05 a 11 de junho. Nesta edição, em comemoração ao seu cinquentenário, o  CoralUSP  convidou ex-coralistas que criaram ou ingressaram em outros grupos após a experiência adquirida na USP.

No dia 05 de junho, às 18h, a professora de canto e orientadora vocal do CoralUSP, Beth Amin, abre a programação com uma palestra sobre técnicas vocais. Em seguida, acontecem as apresentações dos grupos 12 em Ponto, do CoralUSP, Acordavocal e do Coral do Colégio Jardim São Paulo, a partir das 20h30. Nessa noite, a regência fica por conta, respectivamente, de Eduardo Fernandes, Déborah Rossi e Vera Novack.

No restante da semana, de terça a sexta, as apresentações acontecem também às 20h30. Além da participação dos grupos do CoralUSP, os convidados são, na terça-feira (06/06), o Collegium Musicum, na quinta-feira (08/06), o Grupo Mosaico, e na sexta-feira (09/06), o Coral Masculino de Alumínio.

No fim de semana os concertos acontecem às 18h. No sábado, os grupos Trato no Tom e o Coral da PUC se apresentam juntamente com o grupo Jupará do CoralUSP. Para encerrar a programação, no domingo, todos os grupos do CoralUSP se reúnem para uma homenagem ao compositor e arranjador Damiano Cozzela.

No mês de junho, além dos concertos que compõem o festival, o CoralUSP fará outras duas apresentações gratuitas. No dia 08/06 (quinta-feira), o Trio Pró-Música Antiga, composto por Bernardo Toledo Piza, na flauta traverso, Abel Vargas, na viola de gamba, e Sérgio Carvalho, no cravo, apresenta Sonatas de Bach na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, às 12h. Já no dia 25/06 (domingo), os grupos Jupará e Zimana se apresentam na Paróquia São Luiz Gonzaga, na Av. Paulista, às 12h30.

Para mais informações, ligue 2648-0848 ou 3091-3930 ou mande um e-mail para coralusp@usp.br.

O CoralUSP

Criado em 1967, o CoralUSP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, é, hoje, composto por 13 grupos e três oficinas corais, sediados nos bairros do Butantã (Cidade Universitária), Centro (Faculdade de Direito do Largo São Francisco), Bela Vista (Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá – CPC-USP), Vila Buarque (Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato) e a Lapa (Tendal da Lapa), sob a condução artística de sete regentes corais, congregando aproximadamente 560 cantores. O CoralUSP oferece a todos os cantores um programa de orientação didática em técnica-vocal e estruturação musical. Cada um dos doze grupos opta por um ou vários estilos musicais em seu repertório. Rock, música popular brasileira, black music, música erudita, jazz e soul são alguns dos estilos escolhidos.

Com cinco premiações APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte –, o CoralUSP apresenta-se para públicos variados no país e no exterior e já esteve presente na Europa, África, EUA e Argentina.

As inscrições para participar dos grupos do coral são abertas anualmente para toda a comunidade, independente de vínculo com a USP, e podem ser feitas através do site do CoralUSP.

12º Festival CoralUSP
Onde | Centro de Difusão Internacional da USP – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/ nº, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Quando | 5 a 11 de junho (segunda a domingo) a partir das 18h nos dia 5, 10 e 11/06 e das 20h30 nos dias 6, 7, 8 e 9/06

05/06 (segunda-feira)

Trato no Tom – Regência: Valter Satomi
CUCA – Coral da Pontifícia Universidade Católica – Regência: Renato Teixeira

11/06 (domingo) às 18h
Todos os grupos CORALUSP: homenagem ao compositor e arranjador Damiano Cozzela e apresentação da obra Cantata Brasileira.

Trio Pró-Música Antiga – Bach: Sonatas para flauta traverso, cravo e viola da gamba
Quando | 08/06 (quinta-feira), às 12h
Curadoria: Sérgio Carvalho (CoralUSP)
Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/USP – Rua da Biblioteca, s/n – Cidade Universitária, São Paulo