Calmaria estreia no Teatro da USP

Comunicação - PRCEU - 07/02/2024

Com texto inédito de Maria Clara Ferrer e Thiago David, a peça traz a história de uma família que vive em alto mar

Foto: Priscila Natary

O Teatro da USP (Tusp) apresenta o espetáculo Calmaria, criado com os alunos do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), de Minas Gerais. A curta temporada acontece de 22 a 25 de fevereiro, com entrada gratuita.

A partir da concepção da diretora, dramaturga e professora da UFSJ, Maria Clara Ferrer, e do roteirista e mestrando, Thiago David, a peça é fruto de um processo artístico pedagógico da instituição. Para Ferrer, “é imprescindível que, no contexto de uma disciplina de montagem, todos os componentes sejam pensados e orquestrados juntos, em prol da criação de uma linguagem cênica. O curso não é unicamente voltado para formação de atuantes, mas para um conhecimento do fazer da cena que abarque as diferentes atividades: direção, atuação, plasticidades, vídeo, luz e som e produção”, explica.

Em uma atmosfera imersiva, texto e encenação flertam com a estética audiovisual, reconstituindo e desconstruindo os códigos novelescos de uma saga familiar. Explorando a penumbra, a luz abriga e edita a ação cênica, ora por cortes, ora por desvanecimentos. A cenografia, inicialmente marcada por uma grande mesa suspensa, nos lembra como diz a personagem de Sandra que “todo equilíbrio é frágil”. A criação sonora foi concebida com o intuito de não enfatizar o aspecto realista da peça: os sons do barco são sons de dentro, são vozes veladas, são ruídos de uma maquinaria familiar em plena degeneração. Os figurinos jogam com combinações cromáticas e, como os personagens, transformam-se e são virados do avesso ao longo dos atos.

Para isso, o grupo contou com a sólida colaboração de profissionais das diferentes áreas que foram convidados, como mentores, para acompanhar e afinar o trabalho dentro dos diferentes núcleos. O intuito, diz Thiago David, coautor da obra, era proporcionar a vivência de um processo de criação teatral com todo o rigor e a intensidade exigidos pelo ofício, no que diz respeito ao engajamento e ao compromisso coletivo e à confrontação aos limites materiais e de tempo. E nesse sentido, completa Ferrer, “Calmaria é o feito de uma profunda crença na universidade pública brasileira como lugar de transformação íntima e política, como um espaço físico – e portanto, presencial! – no qual a criação artística é possível.”

Depois de duas temporadas em Sāo Joāo del-Rei, a equipe decidiu dar continuidade ao espetáculo. Estas novas apresentações de Calmaria em outros espaços e cidades são “uma maneira de afirmarmos a importância da criação teatral universitária, através de um trabalho realizado com seriedade por um grupo que é tão representativo da diversidade do nosso país”, conta o produtor Gustavo Travenisk, aluno do bacharelado em teatro.

Sinopse
A ação acontece em lugar único: um barco chamado Calmaria. Nele mora, confinada em pleno mar, a família Maranhão. Composta por quatorze personagens, a trama desdobra-se em uma constelação de conflitos traçados pelas amarras familiares de quatro gerações. Entre ditos e não ditos, vê-se que a calmaria é apenas superficial. Por trás da mesa de jantar bem arrumada se ocultam frustrações, segredos, devaneios e tudo aquilo que fermenta a desordem inevitável. Em quatro atos, a peça traz à tona os sintomas de falência de uma estrutura familiar patriarcal, espelhando questões relacionadas às relações sexuais e afetivas e às formas de lidar com a maternidade e o luto.

Ficha técnica
Coordenação geral: Maria Clara Ferrer | Dramaturgia: Maria Clara Ferrer e Thiago David | Núcleo de direção: Maria Clara Ferrer, Luisa Amorim, Elias Filgueiras, Tainá Belizário, Hericles Gomes | Direção de produção: Gustavo Travenisk, Hericles Gomes | Elenco: Alexa Vitória, Anthony Mattos, Giovanna Stehling, Jordana Lis, Leonardo Guilherme, Luiza Cassiano, Marya Rodrigues, Mikael Yadish, Nicole Pinheiro, Rafael Mello, Suelen Campos, Victor Sanches, Victória Mel, Victoria Vette | Operação de luz: Andressa Lirr | Assistente de luz: João Pedro | Concepção e operação de vídeo: João Saturnino | Operação de som: Luisa Amorim | Arte gráfica: Gustavo Travenisk e Alexa Vitória | Mentoria em cenografia: Taisa Campos/Tato Oficina Cenográfica e Morgana Martins | Mentoria em iluminação: Mauro José

Calmaria

Onde | Teatro da USP