Química – Ribeirão Preto

Bacharelado

Descrição do Curso

O curso tem duração de 4 anos; oferece 3 modalidades: Bacharel em Química, Bacharel em Química Forense e Bacharel com Habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria; a escolha é feita ao final do 1º ano do curso.
O Bacharel em Química atua nas diversas fases da produção industrial, controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O Curso visa preparar o aluno para a pesquisa e Pós-Graduação e proporciona grande vivência nos estágios de pesquisa.
O Curso de Bacharelado em Química Forense é o 1º curso de graduação no país. O profissional atua em laboratórios de investigação particulares e/ou do estado, universidades e perícia química.
O Bacharel com Habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria abrange um campo do conhecimento científico e tecnológico associado à competência específica de profissionais formados nas áreas de Química, Microbiologia, Bioquímica, Engenharia Bioquímica e outras áreas afins.

Infraestrutura

Os alunos do Curso têm acesso à uma excelente biblioteca, rede de informática, Centro de Educação Física, Esportes e Recreação e Centro Acadêmico. Podem atuar nas atividades de extensão, realizadas pelo Centro Integrado de Química e do Projeto de Educação Tutorial do MEC. Todas as modalidades do curso oferecem estágios (remunerados ou não), atividades científicas, seminários e conferências. Modernos laboratórios didáticos atendem à todas as disciplinas experimentais.

Inserção Profissional

Os alunos formados no Departamento de Química da FFCLRP exercem todas as atividades previstas pelo conselho regional de Química (CRQ), das quais se destacam: atividades na indústria, consultorias, assistência técnica e vendas, Magistério no ensino superior. Realizam continuação da formação nas atividades de mestrado e doutorado nas mais diversas áreas de pesquisa científica, além de estarem preparados para atividades de perícia forense e formação em biotecnologia e agroindústria.

Licenciatura

Descrição do curso

O curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto é oferecido no período noturno, com duração de 5 anos.
Objetiva uma formação sólida e abrangente em conteúdos de Química, para atuar como Químico e como profissional na Educação Básica.
Além da formação pedagógica, a formação nas áreas da Química consiste de conteúdos teóricos e práticos de Química Analítica, Química Inorgânica, Físico-Química, Química Orgânica e Bioquímica. São oferecidas ao longo do curso disciplinas com caráter pedagógico como: Introdução aos Estudos da Educação em Ciências e Atividades Científico-Culturais. Também compõem a matriz curricular disciplinas no campo do ensino de ciências/química tais que: Política e Gestão Educacional no Brasil, Psicologia Educacional, Didática Geral, Metodologias de ensino de ciências, Monografia, dentre outras. A formação do professor de Química de ensino médio abrange amplo e profundo estudo da Educação Brasileira bem como da Ciência Química.

Infraestrutura

Os alunos podem frequentar a biblioteca do campus e participar de atividades esportivas e culturais do campus e têm acesso à rede de informática. Podem ainda fazer Iniciação Científica nos laboratórios de pesquisa e participar dos diversos programas de bolsas oferecidas pela USP, CNPq e FAPESP, além de poder pleitear os apoios institucionais para moradia e alimentação.
O curso conta com o Programa de Educação Tutorial – PET Química mantido pelo Ministério da Educação e pelo Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) com atividades de extensão, ensino e pesquisa, na área de Educação em Química.

Inserção Profissional

Os licenciados em química podem atuar como Professores de Química para a Educação Básica e como Químicos em indústrias ou Instituições de Ensino. De acordo com resoluções do Conselho Federal de Química, o Licenciado em Química é habilitado a realizar as mesmas atividades do Bacharel em Química (Atribuições de 1 a 7 da RN no. 36 do CFQ de 13/05/74). Podem complementar a formação na pós-graduação (mestrado ou doutorado) nas áreas específicas da Química ou Ensino de Química e atuar como pesquisador e professor no ensino superior.

Onde estudar?