Com obras que transitam de Villa-Lobos a Bach, apresentações terão Carlos Prazeres, Alessandro Santoro, Carlos Moreno, Tobias Volkmann e Antonio Lauro Del Claro na regência
Por Elcio Silva / Fotos Cecília Bastos / USP Imagens
13/9/2022 17h58
Última Atualização em 27/9/2023 11h35
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realiza em setembro e outubro cinco concertos gratuitos, nos dias 16, 24 e 30/9 e 8 e 21/10, todos no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária. As apresentações são abertas a toda população, sem a necessidade de vínculo com a USP. A reserva de parte dos 400 ingressos está disponível na plataforma appticket. Outra parte será distribuída no dia dos eventos. A Osusp sugere ao público a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
De acordo com o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, a música brasileira e as obras de grandes compositores da música clássica estarão em pauta nos meses de setembro e outubro. “A ideia da programação do segundo semestre de 2022 é trazer uma ampla diversidade de manifestações musicais aproveitando a oportunidade para desenvolvermos ciclos de obras que nos tragam informação e o prazer da escuta”, destaca.
Sob a regência de Carlos Prazeres, regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA, no dia 16 de setembro, às 12h30, a Osusp realiza o concerto VII Simpósio Villa-Lobos, em homenagem ao compositor. Com intensa atividade na música popular, Prazeres desenvolve um trabalho de difusão cultural relevante e reconhecido com a OSBA. O solo de saxofone soprano é de Douglas Braga, indicado ao Grammy 2014 pela obra “Gare Saint-Lazare”, do Quarteto Art&Sax.
No dia 24, às 16 horas, a Osusp dá continuidade à série de concertos com compositores brasileiros e obras de Schumann. A regência é de Carlos Moreno e traz uma estreia mundial, a obra Aussuba: Concerto para trio de percussão e orquestra (2022), de Carlos dos Santos, com o trio Durum Percussão Brasil, composto por Leopoldo Prado, Riccardo Appezzatto e Rodolfo Vilaggio. A composição presta homenagem às comunidades indígenas brasileiras e aos indigenistas Bruno Pereira e Dom Phillips. Completam a tarde a Sinfonia nº 4, em ré menor, op. 120, de Robert Schumann, e Dança Húngara nº 5, de Johannes Brahms, com orquestração de Martin Schmeling.
Rádio USP – Profª Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, fala sobre homenagem aos indigenistas Bruno Pereira e Dom Phillips no concerto de 24 de setembro.
Fechando as apresentações de setembro, no dia 30, o Ciclo Bach – Haynes traz o 3º Encontro Manhãs no Café Zimmermann. Sob a regência e solo de cravo de Alessandro Santoro serão executados os concertos Brandeburgueses nºs 2, 4, 8 e, 10, os dois últimos com adaptação do maestro canadense Bruce Haynes.
Manhãs no Café Zimmermann propõe um pouco do contexto em que as obras foram realizadas pelo compositor alemão, seguindo a prática da época, onde eram executadas em pequenos conjuntos de câmara. A Osusp disponibilizará em seu canal no YouTube os vídeos das apresentações do ciclo.
A programação de outubro retoma no dia 8 o ciclo com compositores brasileiros e Schumann. Sob a regência de Tobias Volkmann, traz também o quarteto de trompas formado por Vitor Ferreira, Weslei Lima, Danillo Silles e Rafael Froes. O programa traz Quiet City, de Aaron Copland, Suíte Vila Rica, de Mozart Camargo Guarnieri, e Peça Concertante para quatro trompas e orquestra, em fá maior, op. 86, de Robert Schumann.
No dia 21 apresenta uma homenagem a Antonio Lauro Del Claro pelos 60 anos de sua carreira. A regência e o solo de violoncelo é do próprio homenageado. O programa traz Adagio, de Arcangelo Corelli, Ponteio n. 48, de Mozart Camargo Guarnieri, Concerto nº 12 para violoncelo e orquestra em mi bemol maior, de Luigi Boccherini, em sua primeira audição em São Paulo, e finaliza com Sinfonia n. 35 em ré maior k.385, Haffner, de Wolfgang Amadeus Mozart.
Serviço
Concertos Osusp – Setembro e Outubro
Quando | 16 de setembro, 12h30 – VII Simpósio Villa-Lobos
Carlos Prazeres, regência
Douglas Braga, saxofone soprano
Ingressos | https://appticket.com.br/osusp-apresenta-carlos-prazeres-douglas-braga
Quando | 24 de setembro, 16 horas – Compositores Brasileiros e Ciclo Schumann
Carlos Moreno, regência
Durum Percussão Brasil
Leopoldo Prado
Riccardo Appezzatto
Rodolfo Vilaggio
Ingressos | https://appticket.com.br/osusp-apresenta-concerto-carlos-moreno-durum-percussao
liberação a partir de 16 de setembro
Quando | 30 de setembro, 12h30 – Ciclo Bach – Haynes
Alessandro Santoro, cravo e regência
Ingressos | https://appticket.com.br/osusp-concerto-alessandro-santoro (link anterior alterado pela Osusp)
liberação a partir de 24 de setembro
Quando | 8 de outubro, 16 horas – Compositores Brasileiros e Ciclo Schumann
Tobias Volkmann, regência
Vitor Ferreira, trompa
Weslei Lima, trompa
Danillo Silles, trompa
Rafael Froes, trompa
Ingressos | https://appticket.com.br/osusp-apresenta-concerto-tobias-volkmann-quarteto-trompas
liberação a partir de 30 de setembro
Quando | 27 de outubro, 12h30 – Homenagem aos 60 anos de carreira de Antonio Lauro del Claro
Antonio Lauro del Claro, violoncelo e regência
Ingressos | https://appticket.com.br/osusp-apresenta-concerto-homenagem-antonio-lauro-del-claro
liberação a partir de 8 de outubro
Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo
Quanto | grátis
É obrigatória a comprovação de vacinação contra covid-19 com pelo menos duas doses ou dose única. Parte dos ingressos será distribuída no dia dos eventos. A Osusp sugere ao público a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
Informações e programa | sinfonica@usp.br | http://www.osusp.prceu.usp.br/