Mostra apresenta registros dos grupos indígenas brasileiros nas primeiras décadas do século XIX
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) acabam de inaugurar a exposição O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros, que apresenta retratos de paisagens e habitantes do Brasil do século XIX feitos pelo desenhista e pintor francês Hercule Florence. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, 8h30 às 18h30. A entrada é gratuita.
A exposição apresenta uma seleção de desenhos e aquarelas, além de trechos do manuscrito L’Ami des arts livré à lui-même, no qual Florence narra suas experiências de viagem. Há também uma seleção de desenhos, fotografias e obras de outros viajantes, peças etnográficas dos grupos indígenas e informações sobre a situação atual dessas comunidades. Hercule Florence (1804-1879) chegou ao Brasil em 1824, tendo participado da Expedição Langsdorff (1826-1829). Ao longo da sua trajetória, Florence produziu vasta obra iconográfica sobre o interior paulista e brasileiro.
A mostra é uma realização do Instituto Hercule Florence (IHF), em parceria com a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a Biblioteca Mindlin, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP) e o Instituto Socioambiental. A curadoria, pesquisa e textos são de Glória Kok, pesquisadora do MAE-USP, e Francis Melvin Lee, do IHF.
Sobre o assunto, a BBM-USP recebe ainda o seminário Índios do Brasil: Vida, Cultura e Morte entre os dias 12 e 14 de maio, organizado pelo LEER-USP. Os interessados em participar têm mais informações sobre o evento pelo telefone (11) 3091-8598 ou pelo e-mail: leer@usp.br.