Temas adultos fazem parte de uma seleção que aborda o erotismo em vários aspectos
Por Fabio Rubira
Em cartaz no Cinema da USP (Cinusp Paulo Emiílio) até 15 de outubro, a mostra Casa dos Prazeres reúne uma seleção de 13 filmes de “intensa exploração dos vínculos entre o trabalho, o sexo e o cinema ao longo da história”. A curadoria ressalta que “o tema ocupa um centro caloroso de debate, protesto e contradição, e por isso provoca pessoas das mais diversas correntes políticas e filosóficas”.
Entre os destaques, “O Expresso de Xangai“, com Marlene Dietrich exibindo toda a experiência de uma atriz com a carreira centrada no papel de prostitutas e dançarinas de cabaré.
Em “Viver a Vida“, Jean-Luc Godard esquematiza o trabalho com o sexo a partir da história de uma atriz que progressivamente se vê envolvida pela prostituição.
A diretora americana Lizzie Borden retrata em “As Profissionais do Sonho” o cotidiano de uma prostituta, incluindo seus conflitos e momentos de tédio e ociosidade.
Já o cineasta filipino Lino Brocka aborda em “Macho Dancer” a prostituição homoerótica e a indústria pornográfica em contextos de desigualdade social, marginalização, tráfico de drogas e violência urbana.
[yotuwp type=”videos” id=”LsqJ8HnVQU4″ ]“Enfatizamos que essa é uma casa de muitos nomes: zona, puteiro, cabaré, bordel, distrito das luzes vermelhas. Em cada uma há problemas distintos, trocas de diferentes valores, posições opostas em relação ao mundo que, ou as proíbe, ou as explora, e uma partilha dos amores, das dores, e das lutas de quem trabalha. Existem há séculos e são popularmente reconhecidas como parte da ‘profissão mais antiga do mundo'”, conclui o texto de apresentação.
Veiculado na edição de 28/09 do programa Cultura na USP na Rádio USP.
Serviço
As sessões de Casa dos Prazeres são gratuitas e abertas ao público em geral.
As exibições são feitas de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, na nova sala no Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste. E aos sábados e domingos, às 16 e 18 horas, no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital.
A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp.