É a décima edição da tradicional seleção da curadoria pensada para amantes cinematográficos
Por Fabio Rubira
A nova mostra gratuita do Cinema da USP (Cinusp), em cartaz de 20 de março a 8 de abril, apresenta 14 filmes capazes de tirar o fôlego.
São clássicos cinematográficos, histórias épicas de personagens inesquecíveis e experiências assustadoras dos filmes de terror.
Entre os destaques está “Vá e Veja” (1985), de Elem Klimov, sobre os horrores provocados pelo exército nazista na Segunda Guerra Mundial. E também “Um Corpo que Cai” (1958), do mestre do suspense Alfred Hitchcock.
“Não! Não Olhe!” (2022), de Jordan Peele, mistura ficção científica com terror. Outro terror que usa o suspense é “Possessão” (1981), de Andrzej Źulawski, sobre uma mulher que começa a agir de maneira estranha.
“Amores Brutos” (2000), do mexicano Alejandro Iñárritu, aborda as histórias quase absurdas de três personagens diferentes, com uma montagem acelerada e um ritmo frenético.
Em “Os Bons Companheiros” (1990), Martin Scorsese trata os crimes da máfia como espetáculo. O longa “All That Jazz – O Show Deve Continuar” (1990), de Bob Fosse, foca o glamour do show biz nos palcos da Broadway.
O nacional “Eles Não Usam Black-Tie” (1981), de Leon Hirszman, discute o movimento sindical e as greves como meios de conquistas de direitos trabalhistas.
Votação popular
A mostra atual resgata a Batalha de Animação, com a escolha do público por votação popular no Instagram (@cinusp_) entre “A Fuga das Galinhas” (2000), de Peter Lord e Nick Park e “O Fim de Evangelion” (1997), de Hideaki Anno e Kazuya Tsurumaki. A sessão com o vencedor será realizada no dia 30 de março, às 16 horas.
Serviço
As sessões, gratuitas e abertas ao público em geral, são realizadas na nova sala no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste, de segunda a sexta às 16 e às 19 horas. E no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital, aos sábados e domingos às 16 e às 18 horas.
A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp/.