Pulsão de Fuga destaca ritmos e cenas vibrantes em tramas com tensão e velocidade
Por Fabio Rubira
Fugas, perseguições e muita ação são o mote da mostra Pulsão de Fuga, com exibições gratuitas até 24 de setembro no Cinema da USP (Cinusp). A curadoria selecionou filmes “em que o corpo e o movimento dos personagens na tela são colocados antes de qualquer tipo de racionalização”, com características como “a rapidez e a tensão, que somente as maiores fugas podem proporcionar”.
Com isso, o público vai encontrar produções de “ritmos intensos, em que as opções são fugir ou ser capturado”, incluindo “algumas das sequências de ação mais impressionantes que somente o cinema pode mostrar”.
[yotuwp type=”videos” id=”YfnxfMh19uA” ]Em “Encurralado“, longa de estreia de Steven Spielberg em 1971, um empresário enfurece um motorista de caminhão ao ultrapassá-lo no deserto da Califórnia e acaba sendo perseguido. Uma história aparentemente simples de briga no trânsito ganha um crescente tom de angústia e desespero, em ritmo aceleradíssimo.
Também tem Alfred Hitchcock com “Intriga Internacional“. Considerado um precursor dos filmes de espionagem, o enredo coloca o protagonista em uma trama de conspiração envolvendo cenários e situações impressionantes. Após ser acusado de um assassinato que não cometeu, um publicitário tem que lutar para provar sua inocência e, ao mesmo tempo, escapar da polícia e dos criminosos à sua procura.
Ainda entre as produções de Hollywood, tem Arnold Schwarzenegger dirigido por James Cameron em “O Exterminador do Futuro“. Em 2029, num período distópico governado pelas máquinas, um ciborgue é enviado de volta para 1984 com a missão de matar a mãe do futuro líder de uma rebelião contra as máquinas.
Em “O Círculo Vermelho“, de Jean-Pierre Melville, três ladrões com passados diferentes se reúnem para roubar uma joalheria. Um detetive no entanto, começa a persegui-los.
Há ainda uma Sessão Especial de Curtas com perseguições clássicas de personagens animados como Tom & Jerry e Pernalonga. E a Maratona John Wick, com os quatro filmes de uma das mais famosas franquias de ação do cinema recente.
As datas e horários de exibições, além da programação completa, podem ser conferidos aqui.
Veiculado na edição de 31/08 do programa Cultura na USP na Rádio USP.
Serviço
As sessões de Pulsão de Fuga são gratuitas e abertas ao público em geral.
As exibições são feitas de segunda a sexta-feira, às 16 e 19 horas, na nova sala no Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste. E aos sábados e domingos, às 16 e 18 horas, no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital.
A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp.