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Comunicação de Eventos e Ações – orgãos e programas da PRCEU

Comunicação de Eventos e Ações – orgãos e programas da PRCEU

Comunicação - PRCEU - 19/12/2019

Para que o trabalho de comunicação de um evento ou ação seja bem sucedido, é importante que a equipe envolvida tenha acesso a todas as informações possíveis, permitindo assim o entendimento correto do conteúdo e a elaboração de um material que corresponda às ideias pretendidas e que comunique de forma eficiente ao público.

Com o objetivo de facilitar a organização desses dados por parte dos responsáveis pelos eventos, criamos um roteiro, cujo preenchimento gera um quadro de informações que permite o início desse trabalho.

E lembre-se: quanto maior a antecedência de envio dos dados, mais completa e eficiente será sua comunicação, afinal, além da necessidade de planejamento interno para acomodação de todas as demandas da PRCEU, esse fluxo também pode depender de prazos de terceiros, com os órgãos de imprensa ou gráficas, por exemplo.

Para iniciar sua solicitação, CLIQUE AQUI.

 

Publicação de conteúdos no site da PRCEU

Caso já possua um texto de divulgação, você pode publicá-lo diretamente no site da PRCEU*, garantindo visibilidade imediata. Essa também  é uma forma de pautar a equipe da PRCEU para outros produtos como mídias sociais, programas de rádio e revista, além de criar um histórico de registros de ações do seu órgão ou programa. Só não se esqueça de incluir uma boa foto!
*O acesso para publicação no site é restrito aos órgãos e programas. O conteúdo passará por revisão da PRCEU antes de entrar no ar. 

Conceitos básicos de redação jornalística

É muito importante que todos os textos de divulgação dos órgãos e programas da PRCEU sigam uma construção jornalística, não só por uma questão de padronização mas principalmente porque isso facilita o tratamento da informação pela mídia e traz credibilidade ao conteúdo, o que abre mais espaço para sua reprodução na imprensa e no aceite do público:

O texto deve ser produzido com base em critérios de seleção e tratamento das informações. O estilo jornalístico adota frases breves, palavras curtas, preferência pelo vocabulário usual, ordem direta (sujeito, verbo, complemento), evita adjetivação, verbos vigorosos e, por ser positivo, evita expressões com a palavra não. (Ex: usa-se negar, em vez de não aceitar).

Na absoluta maioria dos casos os releases utilizam a técnica da pirâmide invertida, onde as informações são hierarquizadas em ordem decrescente de importância. Para cumprir essa função temos o lead ou lide (na forma aportuguesada). O termo é usado para resumir a função do primeiro parágrafo: introduzir o leitor no texto e prender sua atenção.

O caráter condutor do lead se aplica para quem lê e para quem escreve. Se a produção do texto não avança é muito provável que o problema esteja no lead – ele o conduziu a um caminho errado de estrutura de texto. Ou seja, terá que refazê-lo.

O interessante é que o lead é tão importante para o jornalismo que um bom título – atraente e informativo – pode ser elaborado a partir dele com naturalidade: afinal você condensou o clímax da informação nesse primeiro parágrafo e o que fará adiante será um complemento. Não deixe para quem vai titular o texto (pode até ser você mesmo) a tarefa de decifrar o raciocínio do autor e juntar informações dispersas.

Assim, atente-se para as seguintes informações ao passar os dados para divulgação dos eventos:

    • Os parágrafos devem conter no máximo 350 caracteres com espaços. (No caso de citação de nomes de órgãos e instituições esse número pode ser estendido para 400).
    • O título deve ter no máximo 70 caracteres com espaços.
    • Indique as palavras chaves do texto para que as buscas do Google o encontrem com mais facilidade.
    • O release deve conter no máximo uma página ou 2000 caracteres com espaços. Todas as informações adicionais como: sinopse, ficha técnica, serviço, dados de autor, grupo, artista e outros entram como anexo. Esse procedimento é necessário para evitar a rejeição do material pelos veículos de imprensa.

 

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