Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018
Exposição “Bartolomeu De Gusmão: o sábio engenheiro que Santos deu ao mundo”
Para integrar a Semana USP de Ciência e Tecnologia, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos realizará, no dia 19 de Outubro, sexta-feira, atividades noturnas especiais para professores, alunos e funcionários de duas Unidades Municipais de Ensino da Secretaria de Educação de São Vicente (aproximadamente 70 pessoas): apresentação do espetáculo de videomapping “História, Luz e Som: memórias de um velho engenho” seguida de debate a partir da exibição comentada do making of do projeto. Em seguida, os participantes serão convidados a visitar a exposição temporária “Bartolomeu De Gusmão: o sábio engenheiro que Santos deu ao mundo”. A programação com a Secretaria de Educação da cidade faz parte de uma série de ações propostas em parceria com o Monumento Nacional graças a Convênio e Termo de Cooperação Técnica firmados entre a USP e a Secretaria Municipal de São Vicente.

Crédito | Marcos Santos (USP)
O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, em Santos, possui ruínas de antigo engenho de açúcar construído por Martim Afonso de Souza e seus associados em torno de 1534. O sitio, tombado pelos órgãos de preservação nas esferas municipal, estadual e federal, atualmente representa o mais antigo testemunho material da presença portuguesa no Brasil e contém, dentre seus remanescentes, um cemitério indígena, posteriormente incorporado pelos europeus.
O RESJE também possui uma Base Avançada de Cultura, Pesquisa e Extensão que promove uma série de atividades gratuitas para o público, como visitas guiadas pelo sítio arqueológico, atividades culturais, ações educativas e cursos de extensão voltados para crianças, adolescentes e adultos.
Dentre as ações acima, promovemos o Programa Portas Abertas, que inclui cursos de difusão, oficinas, workshops, apresentações audiovisuais e exposições (sempre gratuitas), além do espetáculo “História, Luz e Som: memórias de um velho Engenho”. O Programa visa propiciar contato e interação do público visitante com o sítio arqueológico, incluindo pesquisadores, turistas e moradores da cidade, em especial alunos e familiares das escolas públicas do entorno do bem cultural.
2ª Temporada (2018) do espetáculo História, Luz e Som: memórias de um velho Engenho
O Espetáculo é uma iniciativa original, no contexto da USP e da Baixada Santista, aliando arte e ciência em uma experiência de difusão cultural que valoriza este importante testemunho histórico e arqueológico. Ao associar temas da História do Brasil com espaço de fruição artística, a projeção aguça a sensibilidade do espectador, propiciando usufruto artístico dos remanescentes arquitetônicos do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, promovendo este importante testemunho histórico e arqueológico.
Ao permitir aos espectadores acompanharem a história da criação do Engenho, sua relação com a colonização, os processos produtivos e, especialmente, o sistema de trabalho escravo e o uso dos recursos naturais, destaca o programa cultural e educativo do Monumento, voltado ao público em geral, evidenciando o papel da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da própria Universidade, junto à sociedade.
A projeção de imagens, em sincronia com trilhas musicais e paisagens sonoras, traz narrativa concebida para explorar a dimensão histórica das Ruínas e garante uma experiência envolvente para o público. São as próprias estruturas em ruínas, no seu estado bruto (alvenaria aparente em pedra e cal), que formam certos planos (“tela”) propícios à projeção audiovisual.

Crédito | Marcos Santos (USP)
A obra fundamenta-se em estudos a partir de diversas referências documentais e levantamentos, seja em História, Arqueologia e Arquitetura e estudos que tiveram por objeto, sobretudo, o próprio Monumento Nacional. Temas essenciais relacionados à História do Brasil e do Açúcar, como a escravidão, a tecnologia envolvida nos processos produtivos, os povos indígenas nativos e a devastação da Mata Atlântica, por exemplo, são abordados no espetáculo através de
elementos simbólicos.
Exposição “Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o sábio engenheiro que Santos deu ao Mundo”
A exposição exalta o talento e a genialidade do santista Bartolomeu de Gusmão e conta com 13 maquetes feitas em madeira e resina epóxi, obras do pesquisador, engenheiro e professor João Inácio da Silva Filho. As peças recriam muitas das invenções de Gusmão, realizadas há mais de 300 anos, como o sistema de automação para drenar água dos porões de navios (utilizado até hoje) e talvez o mais famoso dos inventos: o aeróstato, mais conhecido como balão de ar quente, que rendeu a Gusmão o apelido de ‘padre voador’. Resultado de uma parceria entre o Engenho dos Erasmos e o Museu Pelé, via Secretaria de Turismo de Santos, a exposição ficará em cartaz no bem cultural por tempo limitado.
Roteiro da atividade | 19/10 (sexta-feira)
19h30 | Chegada dos alunos e professores |
19h45 | Apresentações do local, da equipe, do espetáculo e do programa da atividade |
20h00 | Primeira exibição do espetáculo “História, Luz e Som: memórias de um velho Engenho” (para 35 pessoas) |
20h20 | Segunda exibição do espetáculo “História, Luz e Som: memórias de um velho Engenho” (para 35 pessoas) |
20h40 | Exibição do making of |
21h00 | Bate-papo e debate sobre temas abordados artisticamente no espetáculo |
21h30 | Visita mediada à Exposição “Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o sábio engenheiro que Santos deu ao mundo” |
22h00 | Encerramento |
Dentre os conteúdos que poderão ser abordados durante as visitas educativas, destacamos:
- História de Santos;
- História do Brasil (Grandes Navegações, Período Colonial, Civilização do Açúcar);
- Arqueologia, patrimônio, memória e identidade;
- Discussão sobre os diversos suportes e técnicas apresentados;
- Contextualização da vida do Pe. Bartolomeu de Gusmão como sujeito do seu tempo e sua relação com o conhecimento científico do Séc. XVII.;