75 mil estudantes visitam feira de profissões da USP

Comunicação - PRCEU - 20/08/2016

A 10ª edição da Feira USP e as Profissões foi realizada em três dias no Parque CienTec e trouxe mais de 75 mil visitantes.

Por Teresa Espallargas
20/08/2016 17h05 – Atualizado em 22/08/2016 11h20

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) recebeu nos dias 18, 19 e 20 de agosto, a 10ª edição da Feira USP e as Profissões – capital, com a proposta de divulgar os 300 cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo e auxiliar os estudantes de ensino médio e de pré-vestibulares em suas escolhas profissionais, além de esclarecer informações sobre o vestibular e sobre os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.).

O evento contou com estandes das unidades de ensino da USP, onde alunos e professores explicavam os cursos e sanavam as dúvidas dos interessados, além de atividades interativas, como o Planetário, a Célula Gigante, Química em Ação e o Show de Física e também consultas de orientação vocacional, organizadas pelo Instituto de Psicologia da USP, um dos setores mais procurados pelos alunos.

O Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Prof. Dr. Marcelo de Andrade Roméro, fez a abertura oficial do evento e destacou sua importância em aproximar os candidatos de suas futuras carreiras.

“Este evento é uma verdadeira vitrine da Universidade de São Paulo. Um momento especial de integração entre a comunidade acadêmica e os jovens do ensino médio que podem conhecê-la de perto, conversando diretamente com seus alunos e professores, em um ambiente informal e dedicado especialmente para aqueles que esperamos receber muito em breve como novos colegas” explicou.

Lucas Farias e Leonardo Scerni, amigos do Colégio Jardim São Paulo, na zona norte, viram cartazes na escola e decidiram vir à Feira para conhecer mais dos cursos de exatas, educação física e fisioterapia. “Achei bem legal. Deu para tirar bastante dúvida e também acabar com alguns preconceitos com alguns cursos”, explica Lucas. “O bom é que aqui tem pessoas que fazem os cursos e entendem, eles têm conhecimento para falar”, complementa Leonardo.

Roméro destaca também o crescimento do evento nas últimas edições. “A Feira é um evento que só cresce, pois a USP é uma instituição viva, que tem se modernizado e se dedicado a oferecer novas formas de ingresso, novos cursos e, mesmo nos momentos de mais dificuldade, não abre mão de seus programas de permanência estudantil”.

As alunas Fabíola Nascimento e Pamela Oliveira vieram com a turma de amigos do Colégio Fernandes e Menezes e conferiram os estandes da zootecnia, da veterinária e da biologia. “Nós recebemos informações que não tínhamos”, comentou Fabíola sobre a Feira. “Deu para esclarecer cada curso, os alunos e professores foram bem informativos e muito simpáticos”, acrescentou Pamela.

Para os expositores, o momento do contato com o público também comprova a importância da Feira: “O pessoal vem com muitos mitos, ter que falar quatro línguas, viajar muito. Estereótipos que não têm nada a ver com o curso, e na conversa conseguimos desconstruir esses mitos”, comenta Gustavo de Melo, monitor e aluno do quarto ano de Relações Internacionais.

Ramon Oliveira, do primeiro ano do curso de Geografia, concorda: “Nesta edição veio mais gente do que ano passado e dá pra notar certos preconceitos com os cursos. Contudo o público vem com muitas perguntas e isso é positivo, porque podemos esclarecer e desmistificar os estereótipos sobre o curso e principalmente sobre o mercado de trabalho”, completa.

A Feira USP e as Profissões, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, é realizada duas vezes por ano, uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. Em maio, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), em Pirassununga, recebeu cerca de 15 mil estudantes e nesta edição em São Paulo foram recebidos mais de 75 mil visitantes.

Confira a galeria de fotos da 10ª Feira USP e as Profissões – Capital
Fotos: Camila Previato | Elcio Silva | Teresa Espallargas | Vitor Andrade