Nos dias 5 e 6 de junho, o Centro MariAntonia promove, em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, a jornada internacional Teatro e Escravismo: nexos, elipses e inadequações, que reunirá pesquisadores para debater as relações entre as formas teatrais e as estruturas sociais na experiência estética e política brasileira entre os séculos XVI e XIX. O evento é gratuito e aberto a todos, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail teatroeescravismo@gmail.com.
O objetivo é interrogar como as práticas teatrais respondiam às autorrepresentações das elites dominantes e dirigentes em diferentes momentos, considerando as práticas e as expressões de subversão e de rejeição às linguagens teatrais consagradas na tradição europeia. Tais perspectivas serão abordadas a partir de problemas concretos e cotidianos da vida teatral na sociedade brasileira. Busca-se pensar as relações entre teatro e escravismo a partir dos nexos que conectam as formas de teatralidade à estrutura social no período colonial e imperial; ficar atentos às elipses ou aos não-ditos que historicamente que invisibilizaram protagonismos que, no entanto, irrompem e transformam sentidos das encenações; e por fim, valorizar
as “inadequações” e os deslocamentos que abrem possibilidades interpretativas desafiadoras.
Serão oferecidas declarações de participação aos que fizerem inscrição prévia.
Programação
Segunda-feira, 5 de junho, às 14 horas
Usos do passado na escrita teatral: mistura de gêneros e de tempos
Mediação de Josiane Sampaio (USP)
“Cenas da escravidão no teatro brasileiro”, João Roberto Faria (USP)
“Povos originários e escravidão: dilema para o indianismo` no século XIX”, Elizabeth Azevedo (USP)
“A persistência do cômico: preconceito linguístico e marginalização do negro na dramaturgia brasileira do séc. XIX”, Orna Messer Levin (Unicamp).
Terça-feira, 6 de junho, às 11 horas
Do teatro religioso às formas teatrais cívico-pedagógicas
Mediação: Íris Kantor (USP)
“Manoel da Nóbrega e a performance da mercadoria”, Sérgio de Carvalho (USP)
“Vieira on the Jseuit stage in the Habsburg Netherlands”, Johan Verberckmoes (KU Leuven)
Serviço: