• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Ações transformadoras da USP são reconhecidas com Prêmio de Impacto Social 2024

Ações transformadoras da USP são reconhecidas com Prêmio de Impacto Social 2024

Comunicação - PRCEU - 16/05/2025

A iniciativa valoriza projetos, desenvolvidos por professores e estudantes, que seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Texto: Michel Sitnik, publicado originalmente em Jornal da USP.
Fotos: Marcos Santos/ USP Imagens.
20250516 Premio Impacto Social Capa Marcossantos Uspimagens

Prêmio USP de Impacto Social 2024 foi entregue para professores e estudantes que atuam em projetos junto à sociedade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foi realizada na última quinta-feira, 15 de maio, a cerimônia de entrega do Prêmio USP de Impacto Social 2024.

A iniciativa, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), foi criada para reconhecer e premiar professores e estudantes que contribuíram no âmbito da extensão, impactando a sociedade dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os contemplados em primeiro lugar de cada uma das 17 categorias receberam uma premiação de R$ 5 mil, que deverá ser utilizada exclusivamente em atividades de extensão formalmente registradas no Sistema Apolo da Universidade.

Entre os critérios de avaliação, foram observados o alcance das ações, como número de pessoas impactadas; o número de procedimentos, atendimentos ou tratamentos realizados; o número de alunos e docentes envolvidos; a abrangência; a avaliação e satisfação dos usuários em relação aos resultados; os pareceres de avaliadores externos; a contribuição para a formação de recursos humanos especializados; a repercussão; a difusão de conhecimentos científicos; os produtos técnicos, tecnológicos ou similares vinculados; e a melhora na qualidade de vida das pessoas.

20250516 Premio Impacto Social Foto42 Marcossantos Uspimagens

A partir da esquerda: Marli Quadros Leite, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Fátima Nunes. “A Universidade só faz sentido se for um vetor de mudanças sociais, indo além de formar alunos e fazer pesquisas”, destacou Carlotti – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Parceiro na ação, o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) executou um processo de coleta e análise de dados sobre a relevância desses projetos, o que foi fundamental para mensurar os resultados e para a gestão das iniciativas. A coordenadora do Egida, Fátima Nunes, explicou que o prêmio surgiu da necessidade de mapear e registrar as atividades de extensão, evidenciando o efeito do trabalho da Universidade na comunidade: “Diversos rankings trabalham com as questões relacionadas ao resultado transformador da universidade nas sociedades e, para isso, utilizam os ODS. Então, sentimos a necessidade de levantar os dados para reportar de forma mais consistente como a Universidade está trabalhando esses temas”.

Para o reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior, trata-se de uma preocupação central da gestão: “Nos últimos anos temos falado muito sobre inovação aqui na USP, e o nosso conceito de inovação é bastante amplo. Não se trata apenas de um desenvolvimento tecnológico, ou da descoberta de novos produtos, mas sim de valorizar um leque que inclui tudo aquilo que modifica a sociedade, como as artes, as políticas públicas e ações diversas de impacto social. E não é apenas a Universidade que valoriza tudo isso, mas toda a sociedade que nos financia. A Universidade só faz sentido se for um vetor de mudanças sociais, indo além de formar alunos e fazer pesquisas. Este prêmio une tudo isso ao congregar a formação de pesquisadores com uma produção que dialoga com a sociedade, em uma diversidade grande de locais e assuntos, o que mostra a força da USP e a amplidão de temas em que podemos e precisamos atuar”.

Durante a cerimônia, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite,  chamou a atenção para a convergência de visões entre os premiados: “Reparem a quantidade de vezes que estamos ouvindo aqui palavras como ‘impacto’, ‘formação cidadã’ ou ‘transformação social’. Isso não é coincidência, é um resultado natural da direção que a Universidade vem trilhando. Na PRCEU, nossa felicidade é imensa pela oportunidade de fazer um evento de forma coletiva e que valoriza ações de extensão, que é o nosso universo de trabalho”.

Confira abaixo os premiados. Ao longo dos próximos meses, os detalhes sobre o andamento de cada cada um dos projetos serão publicados no site da PRCEU.

Gráfico impacto social - prêmio

Ações transformadoras da USP são reconhecidas com Prêmio de Impacto Social 2024