As apresentações com os trabalhos que concorrem ao prêmio principal das sete categorias são presenciais, gratuitas e abertas ao público em geral
O Programa Nascente USP promove a partir desta segunda-feira (17) a semana de apresentações e exibições dos finalistas da 29ª edição do concurso artístico dedicado a estudantes da Universidade de São Paulo. Até a próxima sexta-feira (21), será possível conferir gratuitamente os trabalhos classificados em uma programação cultural diária com sarau literário, mostras de artes cênicas e músicas popular e erudita.
As apresentações serão realizadas no auditório e no palco do Teatro da USP do Anfiteatro Camargo Guarnieri na Cidade Universitária, campus Butantã da capital.
As obras de artes visuais, design e audiovisual serão exibidas no Centro Maria Antonia, na região central, a partir de 9 de novembro.
Depois da avaliação pelos júris de cada categoria, os vencedores receberão o prêmio de 4 mil reais na festa de premiação no Anfiteatro, em 18 de novembro.
Expectativa e importância
A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária Marli Quadros Leite lembra que “o momento coroa o retorno do evento presencial depois de dois anos de apresentações dos trabalhos de modo bastante restrito e limitado pelas plataformas digitais. Assim, será possível um contato próximo entre os artistas e a comunidade, promovendo mais integração e estímulo”.
A professora ressalta que “as produções apresentadas pelo Nascente USP todos os anos costumam surpreender pelo alto nível, criatividade e inovação das propostas. Por isso, é muito importante apresentá-las de modo que favoreça não só os artistas, mas também a fruição dessa arte por parte do público. Nada melhor do que vivenciar apresentações musicais e teatrais ao vivo, em palcos que aproximam público e artistas, assim como é excelente visitar exposições em galerias e ambientes especialmente montados”.
Coordenador acadêmico do Nascente, o professor Emerson da Cruz Inácio destaca a satisfação e o entusiasmo com a edição atual. “O Nascente, como o próprio nome diz, é essa sementeira que a USP faz questão de regar e adubar para que cresça e floresça”, compara. “Esse ano temos obras muito interessantes, em todos os sentidos. E quando digo interessantes não é só um efeito de linguagem, mas é demarcadora desse conjunto de interesses que um objeto artístico é capaz de gerar.”
Texto: Fabio Rubira
Programação
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral:
Texto Sarau literário com apresentação dos finalistas
Quando | 17 de outubro (segunda-feira) a partir das 18 horas
Local | Anfiteatro Camargo Guarnieri (palco principal)
Artes Cênicas Mostra em dois dias
Quando | 18 e 19 de outubro (terça e quarta-feira) a partir das 19 horas
Local | Anfiteatro Camargo Guarnieri (Espaço TUSP)
Música Erudita e Música Popular Mostra em dois dias (respectivamente)
Quando | 20 e 21 de outubro (quinta e sexta-feira) a partir das 19h30
Local | Anfiteatro Camargo Guarnieri (palco principal)
Artes Visuais, Audiovisual e Design Exposição Visualidade Nascente
Quando | A partir de 9 de novembro, de terça a domingo das 10 às 18 horas
Local | Centro Maria Antonia (Edifício Rui Barbosa)
Festa de premiação 2022
Quando | 18 de novembro (sexta-feira) a partir das 19 horas
Local | Anfiteatro Camargo Guarnieri (palco principal)
Serviço
Confira a programação completa em cultura.usp.br/nascente
Locais das apresentações:
Semana Nascente e Festa de Premiação 2022
Anfiteatro Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo-SP
Exposição Visualidade Nascente
Centro Maria Antonia da USP (Edifício Rui Barbosa)
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo-SP